Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Revolução Francesa


Uma maneira de tornar a História mais presente na vida de nossos alunos, é tentando transportá-lo para a época onde os acontecimentos ocorreram. Para alcançar esse objetivo, uma idéia é fazer com que os alunos imaginem que são personagens de um determinado fato histórico. É o que sugiro com a Revolução Francesa! Podemos levar o aluno a imaginar como seriam se fossem personagens desse fato. Isso leva os alunos a compreenderem os diferentes pontos de vista diante de um mesmo fato histórico.
Atividade: O professor pode preparar envelopes contendo, dentro de cada um o nome de um grupo social diferente: "camponeses", "saint-culottes", "Nobreza", "Burguesia". Os alunos devem escolher o envelope e transportarem-se para a Revolução Francesa assumindo o papel da classe retirada. Diante disso os alunos devem escolher um outro grupo social (ou o professor pode definir isso) e escrever-lhes uma carta levando em conta as características e os ideais de cada classe. Essa forma de estudo pode gerar um debate sobre os pontos de vista dos grupos na época e da turma perante as atitudes que tomaram.

Nenhum comentário: