Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CORONELISMO

Coronelismo
Introdução
Tratar do fenômeno do coronelismo em sala de aula pode revelar uma série de aspectos importantes da história nacional. Entre eles, o reconhecimento de permanências e mudanças no processo histórico e a percepção da ação de seus diversos agentes. Apesar desses agentes não terem sido objeto de muitas análises historiográficas, atuaram de maneira a reorientar as vivências de parcela significativa da população brasileira.
A abordagem do coronelismo pode ser introduzida com um debate sobre a história da participação popular no Brasil por meio do voto. Nos trabalhos com este tema é importante considerar a história do sufrágio universal brasileiro e incentivar o questionamento da própria construção da cidadania no país.
Objetivos
1) Reconhecimento da história do coronelismo e suas relações com o cangaço.
2) Reconhecimento das raízes históricas do coronelismo: reflexão sobre a figura dos donatários e dos proprietários das sesmarias.
3) Reconhecimento das permanências e mudanças no papel político dos grandes proprietários no Brasil.
4) Debate referente à construção da participação popular no Brasil: o voto como arma política.
Estratégias
1) Inicie a aula com o questionamento do que o nome "coronelismo" pode significar. Deixe que os alunos exponham suas idéias e as registrem na lousa.
Faça perguntas:
De que palavra deriva?
Vocês conhecem algum período na história que tenha sido definido por este conceito?
Vocês acreditam que ter terras possibilita uma posição privilegiada na sociedade brasileira? Como?
2) Depois de reconhecer os dados que seus alunos já dominam, apresente uma linha do tempo em que sejam evidenciadas as raízes históricas do poder dos grandes proprietários no país. É importante que os alunos percebam também a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários (donatários, donos de sesmarias, coronéis etc.) e compreendam o quanto essa posição possibilita benefícios e uma participação política (interferência) constante na vida da população brasileira. A linha do tempo auxiliará na percepção das permanências e mudanças no processo.
3) No momento em que os alunos já reconhecem a figura do coronel e efetuam a localização temporal, realize uma exposição que complemente as descobertas realizadas. É fundamental a participação dos alunos. Crie uma situação hipotética em que cada aluno represente a figura de agentes históricos envolvidos no processo. Dê a cada um deles uma determinada função: coronel, jagunço, cangaceiro, trabalhador rural etc. E "amarre" a temática dando "vida" aos sujeitos históricos. Nessa representação é fundamental que o "voto de cabresto" seja explicado e que os alunos reconheçam a continuidade de ações como essas na atualidade.
4) Por fim, desenvolva um debate sobre a importância do voto. Divida a sala em duas grandes equipes. Uma deverá defender o voto como principal arma política da população e a outra mostrará que ele é apenas uma das maneiras de participação popular. Cada grupo deverá formular questões para o outro grupo. Por fim, termine o debate deixando que registrem suas conclusões coletivamente.
Atividades
1) Leve à sala de aula diferentes textos referentes ao coronelismo e os entregue às equipes. Peça que cada uma delas, após a leitura do material complementar, desenvolva uma parábola na qual a temática seja o coronelismo. Visite cada equipe constantemente e auxilie na formulação, enfatizando aspectos diferentes para cada um dos grupos. Dessa maneira, a turma terá a produção de um material bastante diversificado.
2) Reserve tempo para que os alunos possam ensaiar suas parábolas e também para que possam marcar o ritmo da música com sons produzidos com o próprio corpo (batendo palmas, emitindo sons ao tocar diferentes partes do corpo). Assim, além do conhecimento histórico, estarão desenvolvendo habilidades motoras importantes para seu desenvolvimento.
3) Como conclusão do trabalho, peça que cada equipe apresente sua parábola e entregue a letra a cada um dos alunos, que poderão analisar o conteúdo abordado.

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