África-América
Trago como sugestão uma possibilidade para trabalhar a História da África, desmistificando a idéia inicial que as pessoas possuem em relação ao continente e instigando a curiosidade dos educandos para conhecer um pouco mais sobre as características culturais, políticas, econômicas e geográficas do continente africano.
Atividade: Crie um painel dividindo-o em duas partes: uma delas intitulada África e outra América. Entre essas duas partes (conforme foto) coloque imagens referentes a ambos continentes. Atrás de cada foto e nas metades relacionadas a cada continente, coloque velcro para que os alunos possam fixá-las. Peça para que os alunos tirem as imagens do centro e coloque do lado do painel de acordo com o local que a imagem pertence, África ou América. Após o término dessa etapa da atividade, o professor deve indagar o aluno sobre os motivos que o fizeram colocar aquelas figuras em cada lado. Logo depois, revele o resultado e convide os alunos a pesquisarem onde cada lugar se localiza, suas culturas, ou onde surgiu e a que se refere cada imagem, abrindo, portanto caminhos para uma pesquisa mais aprofundada sobre o continente africano.
Trago como sugestão uma possibilidade para trabalhar a História da África, desmistificando a idéia inicial que as pessoas possuem em relação ao continente e instigando a curiosidade dos educandos para conhecer um pouco mais sobre as características culturais, políticas, econômicas e geográficas do continente africano.
Atividade: Crie um painel dividindo-o em duas partes: uma delas intitulada África e outra América. Entre essas duas partes (conforme foto) coloque imagens referentes a ambos continentes. Atrás de cada foto e nas metades relacionadas a cada continente, coloque velcro para que os alunos possam fixá-las. Peça para que os alunos tirem as imagens do centro e coloque do lado do painel de acordo com o local que a imagem pertence, África ou América. Após o término dessa etapa da atividade, o professor deve indagar o aluno sobre os motivos que o fizeram colocar aquelas figuras em cada lado. Logo depois, revele o resultado e convide os alunos a pesquisarem onde cada lugar se localiza, suas culturas, ou onde surgiu e a que se refere cada imagem, abrindo, portanto caminhos para uma pesquisa mais aprofundada sobre o continente africano.
Fonte. Acesso: 30/12/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário