Quando trabalhamos determinados assuntos em sala de aula, principalmente com turmas de quinta e sexta série, constantemente, na empolgação de apaixonados por História, esquecemos que nossos alunos ainda possuem dificuldade em compreender alguns conceitos históricos estranhos ao seu vocabulário usual.Um assunto e conceito que tratamos com bastante freqüência diz respeito a sociedade, grupo social ou pirâmide social.Um idéia surgiu para facilitar essa aprendizagem:
Atividade: Resolvi construir uma pirâmide e levar para sala de aula. A princípio pedi para que eles a montassem. Em cada um dos quatro lados coloquei uma pirâmide social referentes ao Egito Antigo, Índia, Feudalismo e o esquema atual. A partir daí pedi que eles organizassem a pirâmide de maneira que acreditavam ser a mais correta e justificar a escolha. Com isso conseguimos fazer a relação entre os tipos de sociedades antigas e atual, os poderes que representavam e representam hoje e relação de poder dentro de uma sociedade. Eles perceberam quem ocupava o topo da pirâmide no Egito Antigo e quem ocupa o topo da pirâmide hoje, estabelecendo a mesm comparação com as demais camadas sociais e procurando descobrir quais os valores serviam no Egito Antigo e quais servem hoje para posicionar-se no topo da pirâmide. Valorizou-se ainda as diferenças e semelhanças entre as diferentes culturas.
Material: papel cartaz para confecção das caixas (primeira: 5x5x2; segunda: 10x10x4; terceira: 15x15x5; quarta: 20x20x5) ; suporte de madeira
Obs:As pirâmides sociais nas laterais da caixa podem ser colocadas de acordo com a necessidade de cada professor. Pode-se inclusive encaixá-la em formato de envelope (com plástico) para que essas sejam substituídas conforme a necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário