Fanatismo. Zelo religioso, obsessivo, que pode levar a extremos de intolerância.
Fundamentalismo. Qualquer corrente, movimento ou atitude, de cunho conservador e integrista, que enfatiza a obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios básicos.
Messianismo. Movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe, uma idéia.
Milenarismo. Qualquer movimento de natureza política e religiosa que se caracteriza pela espera da salvação iminente e coletiva deste mundo.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2001.
Messianismo no Brasil
Pobres, religiosos, armados e, no fim, massacrados. Com poucas variações, esse é o denominador comum de dezenas de movimentos de religiosidade popular que eclodiram de norte a sul do Brasil ao longo do século XIX e na primeira metade do século XX.
(SILVA, Elizete. Movimentos messiânicos: religião e sangue. Nossa História. Ano 3, n. 30, Abril de 2006, p. 13).
CANUDOS NÃO SE RENDEU
“Exemplo único em toda a História, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus Ultimos defensores, que todos morreram. Eram apenas quatro: um velho, dous homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”
GUERRA ALEMÃ NO BRASIL
Mesmo passados 136 anos, a colônia germânica do Padre Eterno, pertencente então ao distrito de São Leopoldo (RS), ainda sente desconforto ao lembrar as histórias de sangue e de intolerância que envolveram a chamada Revolta dos Mucker.
Para entender esse movimento. Que inspirou livros como Videiras de Cristal (1991), de Luiz Antonio de Assis Brasil, e filmes como Os Mucker (1978), de Jorge Roberto Bodanzky, e A Paixão de Jacobina (2001), de Fábio Barretto. É preciso conhecer sua líder, a controvertida Jacobina Mentz Maurer (1842-1874). Sua trajetória começa em 1872, época em que seu marido, o carpinteiro João Jorge Maurer (1841-1874), conhecido como Wunderdoktor, o Doutor Maravilhoso. Tratava as enfermidades dos colonos, manipulando ervas, mesmo sem ter formação medica conhecida. Os doentes que o consultavam perceberam que sentiam conforto quando ouviam Jacobina recitar a Bíblia. Com o passar do tempo, Maurer anunciou que realizava as curas com o auxílio de uma entidade superior: o Espírito Natural, que a esposa dizia intermediar. A partir dali, as pessoas buscavam a casa da família, na Picada do Ferrabrás, não só pelas curas, mas para ouvir a mulher ler e interpretar o Texto Sagrado.
(http://www.nossahistoria.net/default.aspx?pagid=KMICVOTO . Acessado em 01/05/2006).
FUNDAMENTALISMO CONTEMPORÂNEO
(KRAUSE, Charles A. O Massacre da Guiana. Rio de Janeiro: Record, 1978.)
Alcebíades Diniz Miguel
A partir dos anos 80, o terrorismo adquiriu novas figuras. A dissolução do bloco comunista e o fim da Guerra Fria foram acompanhados da ascensão vertiginosa de grupos fundamentalistas, seitas religiosas e movimentos de extrema-direita, com suas visões apocalípticas de destruição do .inimigo.. As potencialidades propagandísticas das ações violentas nunca foram tão grandes. Os terroristas conquistam minutos de fama instantânea nos noticiários, e parte importante da indústria cultural e de entretenimento valoriza massacres, crimes, linchamentos e destruições. Cenas delirantes de mártires suicidas e loucos assassinos ganham cada residência do Planeta. Atentados a bomba são um sucesso; o novo terror é um campeão de audiência.
(http://www.fflch.usp.br/dlo/cej/gpd/ameacas2.html . Acessado em 01/05/2006).
Salman rushdie: o escritor que a .fatwa. Não calou Pouco antes da sua própria morte, o Ayatollah Khomeini incitou os muçulmanos a assassinarem Salman Rushdie. Nascido na Índia, autor dos Versos Satânicos, em que o profeta Muhammad é descrito de forma «blasfema», Rushdie é, apesar da ameaça constante de morte, um dos mais importantes escritores vivos. Este mestre do realismo mágico nasceu na Índia, em 1947, mas estudou e vive no Reino Unido. Autor dos célebres Fúria ou O Chão que Ela Pisa, vencedor do Booker Prize, é, no entanto, a controvérsia gerada pela publicação, em 1988, dos Versos Satânicos que lhe dá fama mundial. É a 14 de fevereiro de 1989 que o Ayatollah Khomeini proclama a Rushdie, a “fatwa”, sentença de morte pela «blasfêmia contra o Islã» e por apostasia, ou seja, rejeição da fé islâmica. O perigo de morte leva o escritor a viver sob segurança britânica, o que causou um conflito diplomático entre Irã e Reino Unido, só resolvido em 1999. Em 1998, é a vez de o Governo iraniano aliviar a tensão diplomática com os ingleses, declarando que a “fatwa” contra o escritor não será cumprida.
(http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/006006.html . Acessado em 01/05/2006 . Texto adaptado).
TAREFA
Os movimentos messiânicos, fundamentalistas e milenaristas têm em comum um acentuado traço mítico-religioso, baseado no fanatismo cego de quem adere a uma doutrina ou messias a fim de seguir sua pregação. Apesar do simbolismo presente nesses embates, suas causas são bastante realistas.
Assim sendo, com base nas informações, nos textos, nas ilustrações e em seus conhecimentos prévios, procure apresentar:
a. Duas causas e uma conseqüência dos movimentos de cunho religioso, tanto na História do Brasil como no mundo contemporâneo.
b. Uma diferença entre os movimentos ocorridos no Brasil e aqueles ocorridos no restante do mundo.
Respostas através do e-mail: wsshist@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário