Linha de tempo
Fazer com que os alunos entendam a passagem do tempo não é tarefa fácil. Ainda mais quando esses alunos são crianças de 5ª série. Para isso o professor deve instigar a curiosidade de seus alunos através de jogos que os desafiem a pensar e desenvolvam o raciocínio lógico. Atividade: Uma linha de tempo pode representar uma importante ferramenta para prender a atenção dos alunos, os desafiando e envolvendo-os em assuntos interessantes. Construa uma linha de tempo de encaixe. Essa linha de tempo conterá invenções importantes de objetos utilizados em nosso dia-a-dia e as datas que foram criados. O professor colocará, portanto, na linha de tempo somente as datas e os alunos, através de fichas contendo o nome e a imagem do objeto deverá organizar a linha de acordo com as datas que acredita que cada objeto foi criado. Para cada data, o aluno encaixará o objeto correspondente.
Após concluída a linha de tempo, os alunos descobrirão se estavam certos ou errados. O professor pode propor aos alunos que pesquisem um dos objetos da linha de tempo. Pode-se ainda montar um painel onde, uma vez por semana, o aluno ficará responsável por colocar um objeto com data, utilização, nome do inventor e contexto histórico. Assim, os objetos serão aos poucos catalogados para que, posteriormente, seja feita uma exposição de objetos antigos.
Fazer com que os alunos entendam a passagem do tempo não é tarefa fácil. Ainda mais quando esses alunos são crianças de 5ª série. Para isso o professor deve instigar a curiosidade de seus alunos através de jogos que os desafiem a pensar e desenvolvam o raciocínio lógico. Atividade: Uma linha de tempo pode representar uma importante ferramenta para prender a atenção dos alunos, os desafiando e envolvendo-os em assuntos interessantes. Construa uma linha de tempo de encaixe. Essa linha de tempo conterá invenções importantes de objetos utilizados em nosso dia-a-dia e as datas que foram criados. O professor colocará, portanto, na linha de tempo somente as datas e os alunos, através de fichas contendo o nome e a imagem do objeto deverá organizar a linha de acordo com as datas que acredita que cada objeto foi criado. Para cada data, o aluno encaixará o objeto correspondente.
Após concluída a linha de tempo, os alunos descobrirão se estavam certos ou errados. O professor pode propor aos alunos que pesquisem um dos objetos da linha de tempo. Pode-se ainda montar um painel onde, uma vez por semana, o aluno ficará responsável por colocar um objeto com data, utilização, nome do inventor e contexto histórico. Assim, os objetos serão aos poucos catalogados para que, posteriormente, seja feita uma exposição de objetos antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário