Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO SEGUNDO IMPÉRIO

Questão Cristhie
Érica Alves da Silva*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
O estudo da Questão Cristhie favorece a compreensão das relações diplomáticas em diferentes contextos históricos. É importante perceber como os interesses políticos e econômicos dos diversos países mudam de acordo com os períodos da história.
Objetivos
1. Conhecer o fato histórico denominado Questão Cristhie.
2. Analisar a importância, para o Brasil, das relações diplomáticas com a Inglaterra durante o século 19.
3. Estudar o contexto histórico no qual as relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra foram rompidas.
4. Identificar as interferências inglesas em diferentes questões da política brasileira durante o século 19: antecedentes da Questão Cristhie.
5. Identificar a importância e os efeitos do reconhecimento formal da soberania brasileira, por parte da Inglaterra, durante o século 19.
Estratégias
1. Apesar de a Questão Cristhie não ser um tema muito abordado nos estudos historiográficos e no ambiente escolar, trata-se de um fato importante para compreendermos as relações econômicas e políticas entre a Inglaterra e o Brasil no século 19. O professor deve começar a aula com uma explanação sobre o tema.
2. Peça aos alunos que criem notícias de jornal, com se vivessem durante o período estudado, demonstrando nos textos, inclusive, a relação da Questão Cristhie com a vida cotidiana da população brasileira daquele período. O professor estabelece os fatos que devem ser noticiados e acompanha a elaboração dos textos. Depois, os alunos apresentam seus trabalhos à turma.
3. Por fim, formule algumas perguntas sobre a Questão Cristhie, relacionando o tema a disputas diplomáticas da atualidade. Será uma forma de contextualizar o assunto.
Atividades
1. Peça que os alunos tragam para a aula reportagens sobre problemas diplomáticos que o Brasil enfrenta atualmente. As questões envolvendo o Brasil e a Espanha, por exemplo, no que se refere à imigração de brasileiros, pode ser um tema interessante.
2. Depois de os alunos lerem as notícias, divida a turma em grupos. Cada grupo será responsável por uma questão diplomática, sobre a qual deverá escrever uma notícia em tom de urgência, salientando os aspectos mais graves. As notícias devem ser apresentadas à classe. Ao final de cada exposição, o professor deve fazer perguntas e debater os pontos importantes.
*Érica Alves da Silva é historiadora.

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