Trabalhar conceitos econômicos em sala de aula, principalmente em turmas de quinta e sexta séries é sempre uma tarefa difícil. É um conteúdo dotado de conceitos que dificilmente fazem parte do vocabulário de nossos alunos.
Uma ótima saída é utilizar-se do lúdico para atrair a atenção e o interesse dos alunos para um aprendizado tipicamente teórico.
Atividade: Aprender termos como balança comercial favorável, deficit e superavit, conceitos tão ouvidos em telejornais e que a grande maioria da população desconhece, pode tornar-se mais fácil com a ajuda de um material muito concreto. Uma balança pode auxiliar o professor na explicação desses conceitos.
Com a balança em sala de aula, o professor deve colocar uma etiqueta em cada prato da balança representando de um lado a exportação e de outro a importação. Com o auxílio de algumas moedas pode mostrar para os alunos os seguintes conceitos: o peso da importação e o peso da exportação. Um maior número de moedas no prato da exportação vai fazer com que a balança pese mais para este lado , o que vai representar um ganho maior que uma perda, ou seja, superavit. Ao contrário, teremos um deficit.
Os próprios alunos podem usar a balança para calcular as perdas e os ganhos de suas mesadas, fazendo um paralelo com a economia nacional. Podemos fazer ainda um paralelo passado-presente entre o mercantilismo e o modelo capitalista atual. Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos, os alunos podem fazer os cálculos utilizando os seus salários e os gastos mensais.
Com a balança em sala de aula, o professor deve colocar uma etiqueta em cada prato da balança representando de um lado a exportação e de outro a importação. Com o auxílio de algumas moedas pode mostrar para os alunos os seguintes conceitos: o peso da importação e o peso da exportação. Um maior número de moedas no prato da exportação vai fazer com que a balança pese mais para este lado , o que vai representar um ganho maior que uma perda, ou seja, superavit. Ao contrário, teremos um deficit.
Os próprios alunos podem usar a balança para calcular as perdas e os ganhos de suas mesadas, fazendo um paralelo com a economia nacional. Podemos fazer ainda um paralelo passado-presente entre o mercantilismo e o modelo capitalista atual. Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos, os alunos podem fazer os cálculos utilizando os seus salários e os gastos mensais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário