Hoje em dia, quando estudamos as Capitanias Hereditárias, não temos como objetivo a decoreba de todos os nomes e seus donatários. Porém, este assunto pode continuar sendo abordado em Sala de Aula, de uma maneira mais prazerosa. Para tal, criei o jogo chamado Leilão das Capitanias, fazendo com que nossos alunos criem interesse em estudar , pesquisar e analisar esse assunto de forma dinâmica e divertida.
Atividade: A turma deve ser dividida em pequenos grupo. Cada grupo terá um aluno que ficará com a responsabilidade de leiloeiro e o restante serão os compradores. Os alunos receberão seus respectivos dinheiros (falsos) no mesmo valor, e precisarão administrar essa quantia. O jogo consiste em dar lances para comprar as Capitanias, fazendo as compras da maneira que acha mais conveniente. Quando todas as Capitanias forem vendidas, o professor deve estimular os alunos a pesquisarem as características históricas da Capitania que adquiriu para saber se ela prosperou e ainda para saber como funcionava o sistema de Capitanias Hereditárias, afim de que possa administrá-la.
O professor consegue assim, estimular a pesquisa em Sala de Aula, fugindo das cópias e decorebas, criando um vínculo entre o aluno e o conteúdo estudado. Pode-se estender ainda o conteúdo instigando o aluno a pesquisar sobre a maneira como as Capitanias eram conduzidas e o que eles acham sobre a propriedade privada estabelecendo um paralelo com a atualidade.
Fonte. Acesso: 28/12/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário