Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

HOLANDESES NO BRASIL

Ocupação holandesa
Érica Alves da Silva*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
Conhecer as razões que levaram à ocupação holandesa no Brasil, bem como seus reflexos na história do Nordeste brasileiro, permite aos alunos a percepção das relações da história do Brasil com outros países, além de Portugal, o que demonstra como os fatos não ficavam reduzidos às relações entre metrópole e colônia.
Objetivos
1. Conhecer as razões que levaram os holandeses a ocupar o Brasil.
2. Conhecer as regiões ocupadas pelos holandeses.
3. Conhecer a diversidade de interesses dos sujeitos históricos, como, por exemplo, a burguesia holandesa.
4. Analisar o papel da Companhia das Índias Ocidentais.
5. Identificar as relações de poder entre Holanda, Espanha e Portugal.
6. Conhecer as razões que levaram ao fim do domínio holandês no Nordeste.
Estratégias
1. Inicie a aula mostrando que a ocupação holandesa no território brasileiro acontece entre 1630 e 1654, mas que, anteriormente, já havia interesse holandês em explorar as riquezas do Brasil. O professor pode construir uma pequena linha do tempo, na qual as razões da frustrada ocupação da Bahia sejam apresentadas.
2. Depois, pergunte aos alunos: Quais interesses vocês teriam em relação ao Brasil se vivessem nesse período? O que os faria desejar a dominação de parte do território que era colonizado por Portugal? Registre as idéias em um cartaz e, a seguir, mostre para a sala, por meio de outro cartaz, já preparado, as razões históricas do interesse holandês.
3. Nesse momento é interessante que se faça uma explanação sobre o período em que os holandeses dominaram parte do litoral nordestino e sobre como efetuaram a exploração do açúcar. É importante salientar os movimentos de resistência à ocupação e, ao mesmo tempo, os interesses que fizeram com que os senhores de engenho não se indispusessem com a burguesia holandesa. Além disso, conhecer os objetivos da Companhia das Índias Ocidentais faz com que os alunos visualizem as relações da ocupação holandesa com toda uma macroestrutura histórica, capaz de esclarecer, inclusive, o fim da dominação espanhola.
4. Para finalizar, proponha um jogo aos alunos. Divida a turma em grupos que representem os personagens participantes do momento histórico em análise. Escolha um personagem para você, professor, e, por meio de uma encenação improvisada, peça que os alunos recontem a história que acabaram de estudar.
Atividades
1. Para que os alunos percebam as relações do que foi estudado com o presente, pesquise quais são os principais produtos agrícolas para a economia nacional e que posição ocupam seu produtores na sociedade brasileira. Analise esses dados com os alunos, sem se esquecer de demonstrar que, atualmente, existem muitas outras atividades que sustentam a economia brasileira.
2. Depois de terminado esse trabalho, aborde novamente a ocupação holandesa, de maneira a mostrar a importância do açúcar para a economia nacional. Por fim, apresente ao grupo os efeitos, para o Brasil, da produção de açúcar comandada pelos holandeses nas Antilhas.
*Érica Alves da Silva é historiadora.

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