Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sábado, 6 de dezembro de 2008

Plano de curso 2009 (1º ano - 3º Turno - C.E. Rubens Farrulla)



Não sigam o exemplo ao lado

Introdução

Introdução ao estudo da História

. Fato e contexto histórico;

. Fontes;

.Tempo.

Unidade I:
Introdução aos tempos modernos

A crise do mundo feudal
. Renascimento comercial e urbano;
. As crises do século XIV
O Estado Moderno
. As origens;
. As monarquias européias;
. O absolutismo;
- Os teóricos
A expansão marítima
. Fatores;
. Objetivos;
. Conseqüências
O Mercantilismo
· Definição;
· Características;
O Renascimento
· As origens
· O homem renascentista
As Reformas Religiosas do século XVI
· As condições para a Reforma;
· Os principais reformadores;
· A reação da Igreja – a Contra-Reforma
Unidade II:
A incorporação das Américas ao sistema colonial
A conquista da América pelos espanhóis, portugueses e ingleses
· Diferenças
A América Portuguesa
O período pré-colonial
· Características do período
A colonização
· Administração;
· Economia
A ação da Igreja
A África colonial
A escravidão na colônia
· O tráfico;
· O trabalho;
· As formas de resistências
. A expansão territorial
· Fatores
· As Entradas, as Bandeiras e as Monções
A fase do ouro
· Economia;
· Sociedade
A sociedade colonial
As Revoltas coloniais
· As revoltas nativistas
· As inconfidências

Principais referências bibliográficas utilizadas para os nosso encontros
Campos, Flávio de
A escrita na História: ensino médio. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Pedro, Antônio
História do mundo ocidental: ensino médio. São Paulo: FDT, 2005.
Seriacopi, Gislane Campos Azevedo
História: ensino médio. São Paulo: Ática, 2005.
Schmidt, Mario Furley
Nova história crítica: ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.

Nenhum comentário: