Troca de cartas - portugueses e índios
A troca de cartas é uma forma de estimular o debate em sala de aula, fazer com que o aluno perceba que um acontecimento possui vários pontos de vista e transportar o aluno para a história estudada, transformando-o em personagem no estudo de diferentes épocas.Atividade: Divida a turma em dois grupos. O primeiro grupo representará os índios e o segundo grupo representará os portugueses. Em seguida trabalhe com os alunos a chegada dos portugueses ao Brasil, enfatizando o choque cultural ocorrido no encontro entre portugueses e índios. Logo após, peça para que o grupo de portugueses escrevam uma carta se referindo aos índios, ressaltando os aspectos percebidos em relação a estes, e descubram uma maneira de chegar até as terras encontradas. Faça o mesmo com o grupo dos índios em relação aos portugueses. É importante que o aluno faça com que o aluno compreenda que o mesmo fato histórico pode ter diversas interpretações e diferentes pontos de vista, para que, este aluno possa contruir seus conhecimentos de acordo com reflexões próprias.
A troca de cartas é uma forma de estimular o debate em sala de aula, fazer com que o aluno perceba que um acontecimento possui vários pontos de vista e transportar o aluno para a história estudada, transformando-o em personagem no estudo de diferentes épocas.Atividade: Divida a turma em dois grupos. O primeiro grupo representará os índios e o segundo grupo representará os portugueses. Em seguida trabalhe com os alunos a chegada dos portugueses ao Brasil, enfatizando o choque cultural ocorrido no encontro entre portugueses e índios. Logo após, peça para que o grupo de portugueses escrevam uma carta se referindo aos índios, ressaltando os aspectos percebidos em relação a estes, e descubram uma maneira de chegar até as terras encontradas. Faça o mesmo com o grupo dos índios em relação aos portugueses. É importante que o aluno faça com que o aluno compreenda que o mesmo fato histórico pode ter diversas interpretações e diferentes pontos de vista, para que, este aluno possa contruir seus conhecimentos de acordo com reflexões próprias.
2 comentários:
Parabéns pelo belo trabalho, suas idéias serão muito utéis para mim! É um desafio mesmo ensinar alguns tópicos da disciplina de história para os alunos do fundamental, principalmente os menores! Obrigado pelas dicas! Estou precisando de algumas para pre-história, Roma e Era Napoleônica. Abraços! Professor Fernando.
Estou satisfeitíssima com as idéias, ainda mais que estou começando minha vida profissional educativa e foram bastante esclarecedoras pelas atividades que tenho em mente, mas preciso de indicações para alguns outros tópicos, como por exemplo a Proclamação da Reública. Abraços!!!
Postar um comentário