Nazismo e preconceitos
Érica Alves da Silva *Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
Tratar com os alunos sobre nazismo permite historicizar as idéias que fundamentaram esse movimento político e perceber o alcance temporal e espacial do que esse regime idealizava. O estudo desse tema permite analisar aspectos fundamentais da história do mundo durante o século 20, incluindo as justificativas ideológicas e as estratégias usadas para se criar a denominada "raça pura".
Também é possível problematizar questões como o preconceito na atualidade e efetuar a análise das relações entre história e cinema, já que são inúmeros os filmes que tratam do nazismo.
Objetivos
1) Análise do contexto histórico mundial em que são formados os regimes autoritários durante o século 20.
2) Reconhecimento dos ideais nazistas e das idéias de superioridade e inferioridade que fundamentavam sua prática.
3) Análise de documento: os filmes como fonte para a construção do conhecimento histórico.
4) Reconhecer a existência do preconceito (na atualidade) e a importância de um museu para a contemporaneidade (uso do filme "Escritores da liberdade").
Estratégias
1) Apresente em classe algumas das imagens que eram veiculadas pela propaganda nazista. Não explique do que se trata e pergunte aos alunos o que vêem. Registre tudo que disserem na lousa, mesmo as brincadeiras que possam surgir, já que eles não sabem a que se referem as imagens.
Atenção: antes de mostrar as imagens, peça que os alunos que, possivelmente, saibam do que se trata, auxiliem no desenvolvimento da aula, nada dizendo aos colegas.
2) Explique aos alunos quando foram divulgadas as imagens e quais as intenções daqueles que as veiculavam. Use essa estratégia para iniciar uma aula expositiva sobre o nazismo e seu alcance temporal e geográfico. Esse momento deve ser entrecortado pela apresentação de documentos que comprovem suas afirmações, como trechos de filmes, trechos de obras literárias (como o "Diário de Anne Frank") e outras imagens veiculadas com o objetivo de tornar as pessoas simpáticas ao nazismo.
Seria interessante usar alguma cena do filme "Olga" para demonstrar o anti-semitismo no Brasil e suas conseqüências (talvez a cena em que ela é considerada um presente de Getúlio Vargas a Hitler).
3) É importante que aos alunos saibam como a arte foi usada a serviço do regime nazista (mais de noventa filmes, por exemplo, foram organizados pelo Ministério da Propaganda de Hitler), com o objetivo de exaltar a figura do führer, a militância e o anti-semitismo.
4) Para relacionar esse tema com a atualidade, exiba para os alunos duas cenas do filme "Escritores da liberdade". A primeira deve ser aquela em que uma caricatura preconceituosa é vista pelos alunos que ridicularizam um dos colegas. Deixe que vejam o que a professora diz quando descobre a caricatura. A segunda cena deve ser aquela em que os alunos vão ao museu onde são vistas as atrocidades cometidas durante o regime nazista.
5) A seguir, problematize as cenas assistidas e, para finalizar o trabalho, entregue aos alunos notícias recentes que tratem do preconceito. Depois da leitura, eles devem fazer pequenas redações, relacionando passado e presente.
Atividades
1) Leve à sala de aula sinopses de filmes que tratem do nazismo (filmes que possam ser vistos pelos alunos). Peça que leiam para toda a turma. A seguir, que escolham qual filme assistirão.
2) Exiba o filme para a turma e peça que anotem as cenas que melhor representem o que estudaram sobre o nazismo, bem como as que mais os chocaram e as razões de tais estranhamentos.
3) Por fim, peça que os alunos apresentem suas anotações e que, juntos, escrevam uma frase ou um pequeno texto (escolha da turma) sobre o que concluíram.
Sugestões
Disponibilize uma lista de filmes que possam assistir sobre nazismo e preconceito, a fim de que se aprofundem nos temas debatidos em sala de aula.
* Érica Alves da Silva é historiadora.
Érica Alves da Silva *Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
Tratar com os alunos sobre nazismo permite historicizar as idéias que fundamentaram esse movimento político e perceber o alcance temporal e espacial do que esse regime idealizava. O estudo desse tema permite analisar aspectos fundamentais da história do mundo durante o século 20, incluindo as justificativas ideológicas e as estratégias usadas para se criar a denominada "raça pura".
Também é possível problematizar questões como o preconceito na atualidade e efetuar a análise das relações entre história e cinema, já que são inúmeros os filmes que tratam do nazismo.
Objetivos
1) Análise do contexto histórico mundial em que são formados os regimes autoritários durante o século 20.
2) Reconhecimento dos ideais nazistas e das idéias de superioridade e inferioridade que fundamentavam sua prática.
3) Análise de documento: os filmes como fonte para a construção do conhecimento histórico.
4) Reconhecer a existência do preconceito (na atualidade) e a importância de um museu para a contemporaneidade (uso do filme "Escritores da liberdade").
Estratégias
1) Apresente em classe algumas das imagens que eram veiculadas pela propaganda nazista. Não explique do que se trata e pergunte aos alunos o que vêem. Registre tudo que disserem na lousa, mesmo as brincadeiras que possam surgir, já que eles não sabem a que se referem as imagens.
Atenção: antes de mostrar as imagens, peça que os alunos que, possivelmente, saibam do que se trata, auxiliem no desenvolvimento da aula, nada dizendo aos colegas.
2) Explique aos alunos quando foram divulgadas as imagens e quais as intenções daqueles que as veiculavam. Use essa estratégia para iniciar uma aula expositiva sobre o nazismo e seu alcance temporal e geográfico. Esse momento deve ser entrecortado pela apresentação de documentos que comprovem suas afirmações, como trechos de filmes, trechos de obras literárias (como o "Diário de Anne Frank") e outras imagens veiculadas com o objetivo de tornar as pessoas simpáticas ao nazismo.
Seria interessante usar alguma cena do filme "Olga" para demonstrar o anti-semitismo no Brasil e suas conseqüências (talvez a cena em que ela é considerada um presente de Getúlio Vargas a Hitler).
3) É importante que aos alunos saibam como a arte foi usada a serviço do regime nazista (mais de noventa filmes, por exemplo, foram organizados pelo Ministério da Propaganda de Hitler), com o objetivo de exaltar a figura do führer, a militância e o anti-semitismo.
4) Para relacionar esse tema com a atualidade, exiba para os alunos duas cenas do filme "Escritores da liberdade". A primeira deve ser aquela em que uma caricatura preconceituosa é vista pelos alunos que ridicularizam um dos colegas. Deixe que vejam o que a professora diz quando descobre a caricatura. A segunda cena deve ser aquela em que os alunos vão ao museu onde são vistas as atrocidades cometidas durante o regime nazista.
5) A seguir, problematize as cenas assistidas e, para finalizar o trabalho, entregue aos alunos notícias recentes que tratem do preconceito. Depois da leitura, eles devem fazer pequenas redações, relacionando passado e presente.
Atividades
1) Leve à sala de aula sinopses de filmes que tratem do nazismo (filmes que possam ser vistos pelos alunos). Peça que leiam para toda a turma. A seguir, que escolham qual filme assistirão.
2) Exiba o filme para a turma e peça que anotem as cenas que melhor representem o que estudaram sobre o nazismo, bem como as que mais os chocaram e as razões de tais estranhamentos.
3) Por fim, peça que os alunos apresentem suas anotações e que, juntos, escrevam uma frase ou um pequeno texto (escolha da turma) sobre o que concluíram.
Sugestões
Disponibilize uma lista de filmes que possam assistir sobre nazismo e preconceito, a fim de que se aprofundem nos temas debatidos em sala de aula.
* Érica Alves da Silva é historiadora.
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