Introdução à Africa
*Objetivos:
*Objetivos:
Desmistificar a visão que os alunos possuem sobre a África. Prepará-los para estudar a história do continente, tendo em mente a diversidade e complexidade da região.
Turmas: 6ª Série (7º Ano)
Turmas: 6ª Série (7º Ano)
Espaços de Atuação: Sala de Aula
Recursos: Cartazes com imagens, músicas e quiz sobre o continente
* Cartazes com imagens: Montar dois cartazes. O primeiro deve conter fotos de pessoas provenientes do Continente Africano. Escolha imagens de pessoas etnicamente e culturalmente diferentes. Normalmente, os alunos não associam a África à pessoas brancas e de cultura islâmica. O segundo cartaz deve conter fotos de paisagens. Misturar imagens das áreas urbanas e rurais desse continente.
* Músicas: Escolher músicas que representem a diversidade do continente tanto no passado como no presente.
A Aula
Primeira Etapa
Explicar aos alunos que a aula tem por objetivo dividir o conhecimento que a turma possui sobre o Continente Africano. Depois, entregue o quiz para que os educandos possam preenchê-lo. Deixe as perguntas sobre música por último já que todos deverão escutar as músicas selecionadas pelo professor.
Segunda Etapa
Corrija o quiz. Nesse momento, os alunos provavelmente perceberão que conhecem muito pouco sobre a África. Os educandos se surpreenderão com algumas características do continente: regiões urbanizadas, pessoas com características européias (brancas de olhos claros), regiões culturalmente marcados pelo islamismo, idiomas diversos e músicas contemporâneas. Use esse momento para mostrar que os brasileiros possuem uma visão distorcida sobre a África.
* Normalmente, os alunos se sentem muito estimulados a estudar a história e a geografia desse continente quando percebem que conhecem muito pouco sobre ele. Eles se sentem desafiados a construir uma nova imagem sobre o objeto de estudo.
Fontes:http://luciana.misura.org/cat_africa_do_sul.html
Recursos: Cartazes com imagens, músicas e quiz sobre o continente
* Cartazes com imagens: Montar dois cartazes. O primeiro deve conter fotos de pessoas provenientes do Continente Africano. Escolha imagens de pessoas etnicamente e culturalmente diferentes. Normalmente, os alunos não associam a África à pessoas brancas e de cultura islâmica. O segundo cartaz deve conter fotos de paisagens. Misturar imagens das áreas urbanas e rurais desse continente.
* Músicas: Escolher músicas que representem a diversidade do continente tanto no passado como no presente.
A Aula
Primeira Etapa
Explicar aos alunos que a aula tem por objetivo dividir o conhecimento que a turma possui sobre o Continente Africano. Depois, entregue o quiz para que os educandos possam preenchê-lo. Deixe as perguntas sobre música por último já que todos deverão escutar as músicas selecionadas pelo professor.
Segunda Etapa
Corrija o quiz. Nesse momento, os alunos provavelmente perceberão que conhecem muito pouco sobre a África. Os educandos se surpreenderão com algumas características do continente: regiões urbanizadas, pessoas com características européias (brancas de olhos claros), regiões culturalmente marcados pelo islamismo, idiomas diversos e músicas contemporâneas. Use esse momento para mostrar que os brasileiros possuem uma visão distorcida sobre a África.
* Normalmente, os alunos se sentem muito estimulados a estudar a história e a geografia desse continente quando percebem que conhecem muito pouco sobre ele. Eles se sentem desafiados a construir uma nova imagem sobre o objeto de estudo.
Fontes:http://luciana.misura.org/cat_africa_do_sul.html
http://ilam.ru.ac.za/swp_records/ http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2005/03/050313_malariamtc.shtml (fotos)
Acesso: 27/02/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário