OBJETIVOS
As atividades de monitoria serão feitas na parte da tarde com alunos do Ensino Médio, como monitores, auxiliado os professores nas atividades com o Ensino Fundamental.
A proposta acima, tem como um dos objetivos, proporcionar ocupação aos jovens que se encontram ociosos nesse período.
a) Construir no aluno a habilidade de estudar em grupo;
b) Dar oportunidade ao aluno monitor de exercitar os conteúdos estudados ao mesmo tempo em que recupera os alunos com rendimento insuficiente;
c) Mediar o desenvolvimento de habilidades como: ler, interpretar, analisar entre outros, necessários para resolver uma situação problema e úteis para que os alunos possam ser inseridos não só na escola como em sociedade;
d) Incentivar a solidariedade.
SELEÇÃO DO MONITOR
a) O monitor deve ter um bom aprendizado na disciplina;
b) A seleção se fará via uma carta de intenções, onde o aluno deverá expor os motivos para participar do projeto;
c) A participação e voluntária.
FUNÇÃO DO MONITOR
a) O monitor receberá no máximo quatro alunos, no máximo, para monitorar;
b) A função do monitor será auxiliar os alunos na realização das atividades de forma a facilitar a aprendizagem do aluno que está sendo monitorado;
c) participar das reuniões com o professor responsável da turma;
VALORIZAÇÃO DO MONITOR
a) O professor pode liberar o aluno de uma das avaliações bimestrais;
b) Elaboração de uma espécie de carta de recomendação dada pela instituição ao jovem monitor para futura colocação no mercado de trabalho.
As atividades de monitoria serão feitas na parte da tarde com alunos do Ensino Médio, como monitores, auxiliado os professores nas atividades com o Ensino Fundamental.
A proposta acima, tem como um dos objetivos, proporcionar ocupação aos jovens que se encontram ociosos nesse período.
a) Construir no aluno a habilidade de estudar em grupo;
b) Dar oportunidade ao aluno monitor de exercitar os conteúdos estudados ao mesmo tempo em que recupera os alunos com rendimento insuficiente;
c) Mediar o desenvolvimento de habilidades como: ler, interpretar, analisar entre outros, necessários para resolver uma situação problema e úteis para que os alunos possam ser inseridos não só na escola como em sociedade;
d) Incentivar a solidariedade.
SELEÇÃO DO MONITOR
a) O monitor deve ter um bom aprendizado na disciplina;
b) A seleção se fará via uma carta de intenções, onde o aluno deverá expor os motivos para participar do projeto;
c) A participação e voluntária.
FUNÇÃO DO MONITOR
a) O monitor receberá no máximo quatro alunos, no máximo, para monitorar;
b) A função do monitor será auxiliar os alunos na realização das atividades de forma a facilitar a aprendizagem do aluno que está sendo monitorado;
c) participar das reuniões com o professor responsável da turma;
VALORIZAÇÃO DO MONITOR
a) O professor pode liberar o aluno de uma das avaliações bimestrais;
b) Elaboração de uma espécie de carta de recomendação dada pela instituição ao jovem monitor para futura colocação no mercado de trabalho.
TRABALHO EM GRUPO E FUNÇÃO DO MONITOR
1. como trabalhar em grupo
Objetivos do trabalho em grupo:
* Recurso para ensino aprendizagem;
* Circulação das informações (cooperar e compartilhar);
* Comunicação;
* Respeito ao outro;
* Aprender a viver juntos - oportunidade de aprendizagem.
Problemas
* Externos (auto-imagem supervalorizada ou inferiorizada);
* Desrespeito.
Soluções
* No interior do grupo através da reflexão, identificando o problema:
a) Humor;
b) capacidade de iniciativa;
c) Repercução da presença no grupo;
d) Capaciadade de dialogar.
* Na identificação do problema está o caminho da solução.
2. Função do monitor na atividades
* Saber o objetivo da atividade: para que e por que será feita a atividade; o que deve ser feito; qual o tipo de atividade e como será feita; se vai valer nota;
* Orientar o grupo no objetivo proposto
. Quanto ao conteúdo: o monitor deve, tendo um bom domínio sobre o conteúdo a ser trabalhado, facilitar a compreensão dos conceitos; ajudar o aluno a descobrir a resposta, ajudá-lo a pensar e pensar junto com eles, dar exemplos.
Obs. Se for necessário dê a resposta para não gerar muita ansiedade no grupo.
. Quanto a forma:
* Organizar o grupo, se for necessário. Não imponha sua presença nem sua ajuda.
* Coordenar, inicialmente os trabalhos;
* Estimular a participação de todos, evitando a monopolização;
* Identificar um coordenador
* Orientar como trabalhar em grupo.
. Avaliar a partir dos objetivos:
* O grupo: quanto à forma e ao conteúdo;
* Os participantes do grupo: postura e conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário