Conflitos entre israelenses e palestinos
*Érica Alves da SilvaEspecial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
O estudo dos conflitos entre a Palestina e Israel se justifica por diversas razões, entre elas, a constante divulgação pela mídia, o que é feito, de maneira geral, sem a preocupação de tornar as motivações dos conflitos mais compreensíveis.
Além disso, buscar as raízes históricas desses conflitos permite demonstrar aos alunos a importância de se conhecer a história do Oriente Médio, nem sempre valorizada pelos livros didáticos.
O tema possibilita desenvolver debates sobre o respeito às diferenças, ou seja, sobre a necessidade de se perceber as diferenças entre as religiões e como elas interferem na organização dos estados.
Pode-se também demonstrar o quanto os conhecimentos da geografia são fundamentais para a construção do conhecimento em história. E como o estabelecimento das fronteiras é definido, historicamente, pela ação humana.
Objetivos
1) Reconhecimento do processo de longa duração dos conflitos entre israelenses e palestinos.
2) Reconhecimento dos conceitos: Estado, nação, território (estado) e estado laico.
3) Reconhecimento da história e das fundamentações das religiões envolvidas.
4) Desenvolvimento da habilidade da leitura de mapas e percepção do papel do homem na delimitação das fronteiras.
Estratégia
1) Inicie a aula com as definições de Estado, nação, território (estado) e estado laico. Você pode expor as definições presentes nos dicionários, usando pequenos cartazes. Ao mesmo tempo, explique com desenhos, exemplos e brincadeiras o que é cada um deles.
Por exemplo: para explicar o que é um território, você pode levar um barbante e delimitar pequenos territórios na classe. Por mais que a noção de território possa parecer evidente, salientar esses conceitos facilitará trabalhar com os demais, que são mais complexos.
2) Traga para a sala de aula uma série de cartazes sobre as origens dos grupos sociais envolvidos no conflito, mostrando por quais razões cada um dos grupos tem a crença de que aquele território é sagrado. Se for possível, organize uma apresentação com slides no PowerPoint. O uso dessa mídia aprofunda o envolvimento dos alunos.
3) Nesse momento, é importante que você faça uma aula expositiva sobre o histórico dos conflitos, levando em conta, inclusive, a influência de outros países, como a Inglaterra e os EUA, na delimitação das fronteiras daquela região e na criação do Estado de Israel, fato que agravou os conflitos já existentes.
Atividades
1) Traga duas reportagens sobre o tema e entregue cópias a todos os alunos. Escolha a mais simples e leia com eles, discutindo sobre os fatos relatados e retomando os conceitos e dados históricos analisados até aquele momento. Faça esse trabalho demonstrando como fazer um exercício de leitura que seja, ao mesmo tempo, uma análise crítica.
2) Depois de formar duplas, entregue aos alunos a reportagem mais complexa e peça que façam um exercício semelhante ao desenvolvido anteriormente. Solicite que eles anotem as principais observações e, posteriormente, realize um debate, de maneira a aprofundar as descobertas dos alunos.
Sugestões
Exiba o documentário "Criação do Estado de Israel", presente no terceiro DVD da coleção Dias que abalaram o mundo, produzida pela BBC. O filme tornará a questão dos conflitos entre palestinos e israelenses mais evidente, sendo que os alunos poderão perceber toda as tensões presentes no processo de criação do Estado de Israel.
*Érica Alves da SilvaEspecial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
O estudo dos conflitos entre a Palestina e Israel se justifica por diversas razões, entre elas, a constante divulgação pela mídia, o que é feito, de maneira geral, sem a preocupação de tornar as motivações dos conflitos mais compreensíveis.
Além disso, buscar as raízes históricas desses conflitos permite demonstrar aos alunos a importância de se conhecer a história do Oriente Médio, nem sempre valorizada pelos livros didáticos.
O tema possibilita desenvolver debates sobre o respeito às diferenças, ou seja, sobre a necessidade de se perceber as diferenças entre as religiões e como elas interferem na organização dos estados.
Pode-se também demonstrar o quanto os conhecimentos da geografia são fundamentais para a construção do conhecimento em história. E como o estabelecimento das fronteiras é definido, historicamente, pela ação humana.
Objetivos
1) Reconhecimento do processo de longa duração dos conflitos entre israelenses e palestinos.
2) Reconhecimento dos conceitos: Estado, nação, território (estado) e estado laico.
3) Reconhecimento da história e das fundamentações das religiões envolvidas.
4) Desenvolvimento da habilidade da leitura de mapas e percepção do papel do homem na delimitação das fronteiras.
Estratégia
1) Inicie a aula com as definições de Estado, nação, território (estado) e estado laico. Você pode expor as definições presentes nos dicionários, usando pequenos cartazes. Ao mesmo tempo, explique com desenhos, exemplos e brincadeiras o que é cada um deles.
Por exemplo: para explicar o que é um território, você pode levar um barbante e delimitar pequenos territórios na classe. Por mais que a noção de território possa parecer evidente, salientar esses conceitos facilitará trabalhar com os demais, que são mais complexos.
2) Traga para a sala de aula uma série de cartazes sobre as origens dos grupos sociais envolvidos no conflito, mostrando por quais razões cada um dos grupos tem a crença de que aquele território é sagrado. Se for possível, organize uma apresentação com slides no PowerPoint. O uso dessa mídia aprofunda o envolvimento dos alunos.
3) Nesse momento, é importante que você faça uma aula expositiva sobre o histórico dos conflitos, levando em conta, inclusive, a influência de outros países, como a Inglaterra e os EUA, na delimitação das fronteiras daquela região e na criação do Estado de Israel, fato que agravou os conflitos já existentes.
Atividades
1) Traga duas reportagens sobre o tema e entregue cópias a todos os alunos. Escolha a mais simples e leia com eles, discutindo sobre os fatos relatados e retomando os conceitos e dados históricos analisados até aquele momento. Faça esse trabalho demonstrando como fazer um exercício de leitura que seja, ao mesmo tempo, uma análise crítica.
2) Depois de formar duplas, entregue aos alunos a reportagem mais complexa e peça que façam um exercício semelhante ao desenvolvido anteriormente. Solicite que eles anotem as principais observações e, posteriormente, realize um debate, de maneira a aprofundar as descobertas dos alunos.
Sugestões
Exiba o documentário "Criação do Estado de Israel", presente no terceiro DVD da coleção Dias que abalaram o mundo, produzida pela BBC. O filme tornará a questão dos conflitos entre palestinos e israelenses mais evidente, sendo que os alunos poderão perceber toda as tensões presentes no processo de criação do Estado de Israel.
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