Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A VINDA DA FAMÍLIA REAL (A ABERTURA DOS PORTOS)

A abertura dos portos
Introdução
No momento em que o Brasil comemora os 200 anos da transferência da monarquia portuguesa, pesquisar as circunstâncias que levaram à abertura dos portos possibilita reconhecer a importância desse fato para a história das relações comerciais do Brasil no século 19. Além disso, é possível identificar as diferentes razões que levaram dom João a "optar" por essa medida.É relevante observar também o quanto a abertura dos portos permitiu mudanças na vida cotidiana, devido aos inúmeros produtos que passaram a chegar ao país. Na verdade, todo esse processo representou um passo importante para as relações internacionais brasileiras e, também, para o desenvolvimento de nossa economia.
Objetivos
1. Conhecer as circunstâncias que levaram à abertura dos portos.
2. Analisar as mudanças que a abertura dos portos provocou na vida cotidiana da população.
3. Refletir sobre as trocas culturais facilitadas pelas relações comerciais do Brasil com outros países.
4. Refletir sobre a desconstrução progressiva do pacto colonial, que garantia o monopólio comercial português.
Estratégias
1. Coloque na lousa o tema da aula e pergunte se os alunos sabem o que ele significa. Peça que dois alunos anotem no quadro as idéias verbalizadas pela turma, formando uma tempestade de idéias.
2. Explique aos alunos a importância desse fato para as relações comerciais, evidencie a relevância dos meios de transporte marítimo e, também, a ausência de uma efetiva interconexão entre as regiões brasileiras.
3. Escolha dois ou três objetos trazidos ao território brasileiro pela família real e debata com a turma sobre as mudanças que o uso desses objetos gerou nos costumes dos brasileiros. (Observação: ajuda a despertar o interesse da turma usar ao menos um objeto exótico, como, por exemplo, um par de patins para gelo).
4. Depois de os alunos perceberem o quanto as decisões políticas transformam a vida da população, construa, com a participação da turma, um mapa conceitual que recupere tudo que foi estudado e que possibilite a compreensão do quanto a abertura dos portos às nações amigas minava os aspectos centrais do pacto colonial.
5. Reflita com os alunos sobre as relações comercias brasileiras no presente. Pergunte quais produtos o Brasil exporta e quais importa - e registre na lousa. Para finalizar, escolha uma notícia ou reportagem sobre as trocas comerciais na atualidade, leia com a turma e deixe que os alunos relacionem essas trocas comerciais e culturais com as que ocorriam no tempo da chegada da família real.
Atividade
1. Para que os alunos percebam a importância das mudanças ocorridas no Brasil com a abertura dos portos, organize um exercício de interpretação. Nele, três alunos devem representar os interesses de três países: Brasil, Portugal e Inglaterra. Na primeira fase da atividade, o Brasil deve estar preso pelo pacto colonial e os entraves das relações comerciais devem ficar evidentes. Na segunda fase, faça a representação das mesmas necessidades comerciais, agora sem os entraves, derrubados pela abertura dos portos. É interessante que os privilégios alfandegários dados aos ingleses sejam destacados.
2. Por fim, peça aos alunos que representem, por meio de desenhos, o Brasil antes e depois da abertura dos portos.

Nenhum comentário: