Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

História Moderna (Atividades)

Assassino na corte de Elizabeth I - História - Cultura Palaciana
Nome da atividade: Assassino na corte de Elizabeth I Faixa etária: 12 a 16 anos Sala Ideal: - 20 a 30 alunos ( máximo de 45 ) Matérias Envolvidas – Matéria Principal: História Matérias possíveis de se trabalhar a interdisciplinaridade: Geografia, Português, Artes, Teatro, Matemática Pré-requisitos básicos – Conhecimento básico da monarquia absolutista. – Desejável – história da Espanha x Inglaterra ( Felipe II x Elisabeth I )
Objetivo: - Permitir o aluno ter contato interativo com o mundo moderno das monarquias absolutistas;
- Desenvolver uma idéia simples e básica de luta de classes sociais no universo dos séculos XVII e XVIII;
- Colocar o aluno em contato interativo com um palácio da idade moderna e com a sua cultura peculiar e característica;
- Demonstrar que a história é um processo e não uma série de fatos;
- Demonstrar que cada homem só tomava suas atitudes de acordo com as informações que ele tinha na época, ele não sabia do futuro para pensar seu presente, que hoje é nosso passado;
- Demonstrar a aplicabilidade de conhecimento teóricos;
- Desenvolver gosto pela história.

Material - 6 Mensagens Secretas ( Ver atividade: Mensagens secretas )

Descrição da Atividade:
Há duas formas de se usar os personagens. Ou o professor, caso tenha mais tempo, explica as regras de criação aos seus alunos e permite que eles criem os seus personagens - o que é sem sombra de dúvida o mais proveitoso. Ou no caso dessa impossibilidade, deixe apenas que escolham entre os personagens pré-moldados que eu criei aqui.

Regras na criação dos personagens
Escolher o nome e gênero ( Masculino ou Feminino )
Cada personagem tem que ter obrigatoriamente 2 qualidades e um defeito da lista abaixo. Os alunos devem estar cientes no que cada qualidade e cada defeito trará ao jogo.

Qualidades:
Amigo pessoal da Rainha – A rainha Elisabeth te conhece desde a infância e ela confia em você não somente como um detetive.

Conhecimento de técnicas de espionagem – Você já trabalhou anos como espião e tem olho apurado para perceber as coisas sem que te percebam.

Membro da guarda real – Você é comandante da guarda real, os soldados te obedecem e você tem acesso a locais que nenhum outro poderia ir.

Conhecimento Musical – Antes de virar detetive você eram compositor, conhece tudo o que se refere a música e teatro, um verdadeiro expert.

Conhecimento de Literatura – Foi lendo histórias de detetive que você aprendeu muito sobre a sua profissão, então você certamente conhece quase tudo o que há para se conhecer de livros e enciclopédias.

Conhecimento de Culinária – Amante da arte de cozinhar você pode reconhecer pelo aroma, gosto ou mesmo aparência física do que é feito cada alimento, além de poder preparar as melhores comidas imagináveis.

Beleza Física – Exatamente isso, você é lindo, traz sempre os olhares do sexo oposto para você.


Defeitos
Beberrão – Você não consegue resistir ao cheiro da bebida, sempre que te convidarem você vai aceitar, e beber até não agüentar mais.

Estabanado – por mais que você queira, sempre se descuida na hora de tarefas mais complexas que usem as mãos, e muitas vezes, sem querer esbarra no que estiver por perto derrubando o que for.

Jogador Compulsivo – Toda vez que você puder apostar alguma coisa não conseguirá deixar de fazê-lo, o que não quer dizer que você é um bom jogador ou que ganhe com muita freqüência.

Má fama – Você não fez nada de errado no passado, mas acham que você fez, então por onde você passa fica sempre aquelas fofocas, e muitos não vão querer confiar em você.


Além disso os alunos devem distribuir 5 pontos entre 3 atributos. Força, Inteligência, Sorte. Sendo que caso decidam podem colocar todos os pontos em um único atributo.


Personagens pré-moldados
Messier Joulier
Homem – 36 anos
Veio das cortes da França, lá resolveu casos muito misteriosos e tem grande renome, infelizmente por ser encontrado bêbado muitas vezes acabou sendo expulso de lá, e hoje está à serviço da Rainha.

Qualidades:
- Espionagem
- Culinária

Defeitos:
- Beberrão

Atributos:
- Força 2
- Inteligência 3
- Sorte 0


Sir Arthur
Homem – 40 anos
Membro da guarda real acompanha Elisabeth desde o berço, de onde ganhou sua confiança. Mas há pouco foi acusado da morte do antigo capitão da guarda, por isso apesar da confiança da rainha ninguém mais gosta muito dele

Qualidades:
- Membro da Guarda Real
- Amigo da Rainha

Defeitos:
- Má Fama

Atributos:
- Força 3
- Inteligência 1
- Sorte 1


Lady Anele
Mulher - 25 anos
Ela era apenas a camareira da rainha, mas quando ficou sabendo da ameaça de morte resolveu investigar por conta própria por ser muito fiel à rainha.

Qualidades:
- Beleza Física
- Conhecimento Musical

Defeitos:
- Estabanada

Atributos:
- Força 0
- Inteligência 3
- Sorte 2


Sholomo Moshe
Homem - 33 anos
Comerciante que ficou sabendo da grande recompensa que esperava quem prendesse o assassino, resolveu investir pesado na captura dele.

Qualidades:
- Conhecimento de Culinária
- Conhecimento de Literatura

Defeitos:
- Jogador Compulsivo

Atributos:
- Força 1
- Inteligência 1
- Sorte 3


Havendo tempo é interessante deixar que os alunos criem seus personagens, ajuda na identificação com ele na hora do jogo, além disso a criação é bem mais simples do que em um RPG tradicional.


As mensagens secretas são
Papel1 “Jhonson era o nome do namorado plebeu que a rainha tinha”
Papel2 “O assassino estará encostado à rainha, à sua esquerda na hora do crime”
Papel3 “O assassinato será feito através de uma explosão”
Papel4 “O assassino estará disfarçado de funcionário da rainha”
Papel5 “O assassino é um servo”
Papel6 “O assassino tentou convencer a rainha a não se casar com o espanhol e nem com o francês”

Aplicação:
a-) História – Há alguns dias a rainha Elizabeth I tem recebido ameaças de morte. E a situação não poderia ser pior. A Espanha, o maior império do mundo, está de olho nesta pequena ilha, a Inglaterra. Tentam por todos os meios fazer com que a rainha se case com um espanhol para que o filho deles governe em nome da Espanha. Ao mesmo tempo a França, único inimigo para a Espanha, também tenta um casamento para garantir o seu poder. O pai de Elizabeth criou uma nova religião, o anglicanismo, então muitos da igreja católica também poderiam estar por trás dessa ameaça, e por fim até mesmo alguns enviados de sua meia irmã, sabendo que com sua morte ela assumiria. Com tantos inimigos assim vocês quarto ( personagens criados ou escolhidos ) são as únicas esperanças que o futuro assassino seja preso antes da morte trágica da rainha.
A história se passa no palácio de Buckingham, casa da rainha, uma verdadeira cidade de luxo onde milhares de pessoas moram. O palácio é composto de 10 cômodos, todos eles podem conter pistas. Mas personagem pode escolher apenas 4 deles para ir até meia noite, que é quando ocorrerá o assassinato.

Deve ser tirado no dado quem é o primeiro personagem a se mover.
Cômodos
1- Aposentos da Rainha
O quarto é um local de imenso luxo, cama espaçosa, edredons de penas de ganso, paredes com afrescos, espelhos por todos os lados e muito ouro. A rainha não está neste momento , apenas duas de suas camareiras.
- Conversando-se com a camareira ela a princípio não irá responder muita coisa, mas se alguém oferecer algo a ela, qualquer coisa , ela dará a seguinte informação
“Alguém tentou entrar no quarto da rainha ontem, mas a rainha se negou a receber a pessoa, este saiu irritado, xingando”
( Especiais)
- Se alguém for “amigo da rainha” – A camareira também dirá
“Seja lá quem fosse, não me parecia ser um nobre, pois falava com palavras simples”
- Se alguém tiver “conhecimentos de espionagem” poderá perceber que escondido embaixo da cama havia um bigode postiço.

2 – Sala de Espetáculos
Nesta sala um jovem dramaturgo chamado William Shakespeare[1] está ensaiando uma peça. Só se descobre o nome dele perguntando para ele. A peça é Macbeth, fala sobre um lorde que recebe a informação de uma bruxa que ele passaria a ser rei da Inglaterra, ele e sua mulher então começam a tramar a morte do rei.[2]
Shakespeare não terá muito como ajudar, mas ele deixará transparecer, em qualquer pergunta que façam a ele que ele não gosta de espanhóis, então sempre tentará colocar a culpa neles.
Entrevistando algum ator da peça poderão descobrir ouvir a opinião de uma senhora idosa:
“Imagino que tenham sido ameaçam em vão, ninguém iria matar a rainha antes dela fazer a escolhe de com quem ela vai se casar”
( Especiais )
Se alguém for de “má fama” a velhinha não irá conversar com essa pessoa
Se alguém for “mulher” e de “beleza física” Shakespeare além daquelas informações também falará
“Mas como você é formosa, bela dama, ah, a Elisabeth deve ter sido tão bela quanto você em sua mocidade. Creia, ela tinha muitos pretendentes mesmo antes de se tornar rainha”

3 – Sala de jogos
Há dois tipos de jogos ocorrendo na sala, Em um canto mesas com tabuleiros de xadrez, mas apenas dois nobres olhando para as peças, como que imóveis sem jogar, e do outro lado, animadamente vários deles jogando baralho
Jogadores de Xadrez
- Se a inteligência sua for 1 ou 0 nenhum deles dará atenção
- Se sua inteligência for 2 um deles aceitará jogar com você, mas você perde, então ele revela apenas o seguinte:
“Ouvi dizer que os Franceses iriam matar ela se ela se aceitasse casar com o enviado da Espanha, mas acho que ela não faria isso”
- Se sua inteligência for 3 ou mais você jogará e ganhará, então receberá além da informação acima também
“Parabéns pelo jogo, foi fantástico, precisamos jogar mais vezes. Eu digo mais certo dia vi um plebeu fingindo que era nobre espanhol, mas mal sabia falar a língua, logo reconheci que era um antigo caso da rainha, nem sei o que ele fazia aqui”

Jogadores de Baralho
- Se a soma de sua inteligência com a sua sorte for menor do que 2 você poderá até jogar, mas vai perder, então simplesmente dirão para que você desista e rirão
- Se a soma de sua inteligência com a sua sorte for 3 ou mais você irá ganhar e lhe darão a seguinte informação:
“A rainha todas as noites tinha encontros as escondidas com certa pessoa secreta, e esses encontros aconteciam mesmo antes dos embaixadores aparecerem por aqui.
( Especiais )
Se você for “viciado por jogo” terá que obrigatoriamente jogar baralho, e ficará tão entretido no jogo que vai perder a chance de visitar outro aposento. Ou seja, você visitará no total apenas 3 ( caso esse seja quarto aposento que o jogador esteja indo, então nada ocorrerá de anormal )
Se você for conhecedor de música perceberá que um dos jogadores de baralho está cantarolando uma música de servos e poderá conversar com ele
“Ele revelará que um amigo dele encontrou uma carta com algum tipo de mensagem secreta, e entregará o papel1”

4 – Sala de Armas
Um belo arsenal de armaduras, espadas e mosquetes está em exposição. Guardas fortemente armados protegem a entrada para o depósito de pólvora, pelo menos dois lordes conversam pelo canto. Uma das armaduras está sendo intensamente polida por um servo, embora aparentemente já esteja em brilho impecável.

Lordes
Um deles tem um chapéu na cabeça e o outro usa apenas o peitoral de uma armadura. Estão conversando sobre seus feitos. Dizem que estão prontos para a guerra:
Um deles é Francis Drake[3], o que só poderá ser descoberto conversando com ele, o outro é Sir Arthurius, um personagem fictício do jogo.

Drake – “A Espanha certamente vai nos atacar quando a rainha tomar a atitude que ele me contou. Ela não se curvará a aceitar nenhum dos pretendentes, nem aos espanhóis, nem aos franceses. Nós estamos prontos para a guerra. Na verdade Felipe II, rei da Espanha tem um exército mil vezes maior que o nosso, ele o chama de Incrível Armada. Infelizmente não poderemos vencer, mas lutaremos bravamente até a morte”

Arthurius – “Drake, sempre pessimista. Não importa quantos navios você deixe passar, mas cada soldado espanhol que aqui pisar, certamente vai aqui seu sangue deixar”

Drake – “não seja tão poético Arthurius, vencer essa guerra, só se Deus assim desejar”

Conversando com eles vocês não terão mais pistas ( a não ser que – veja o especial )
Indo conversar com o servo que lustra a armadura ele dará as seguintes informações

- “muitos servos estão decepcionados com a rainha Elizabeth. Durante muito tempo ela vivia entre nós, sabia? O pai dela a havia prendido em um castelo afastado pois ele queria que ninguém soubesse da existência dela. Ele fez isso pois queria se casar de novo e usou como desculpa para tal ato o fato da mãe dela não poder ter filhos, mas era mentira.”

Continuando a conversar com ele

“Ela tinha até um namorado servo, mas agora, agora ela está querendo se casar com algum nobre, ou mesmo um rei ... pelo menos é o que dizem”
( Especiais )
Se alguém tiver o defeito de “estabanado”
- Derrubará a armadura que estava sendo lustrada quando tentar chegar perto do servo, e este sairá xingando sem dar qualquer informação
Se alguém for “membro da guarda real”
- Drake falará também

“Cuidado com aquele servo ali, o amigo dele era o antigo namorado da rainha”

Quando forem conversar com o amigo ele negará.


5 – Cozinha real
A cozinha do palácio não era nada do que poderiam esperar. Ela fica no porão, está totalmente suja, as paredes escurecidas de fulgem e gordurosas, alguns ratos andam pela região. Dá até certa ânsia, especialmente em quem já experimentou a comida do palácio. Há muitos cozinheiros e algumas cozinheiras, todos em ritmo frenético, cozinhar para milhares de nobres não é fácil, além do mais qualquer mínimo erro pode gerar até mesmo o enforcamento. Todo o ritmo de trabalho é controlado por Madame Jenoir, cabelos grisalhos, roupa preta, diferente de todos os outros cozinheiros. vinda diretamente do palácio de Versalles na França para comandar a cozinha de Elizabeth.
Se alguém for perguntar sobre os ratos, Madame Jenoir se irritará e mandará ir embora e não terá mais como continuar a conversa.
Se alguém for conversar com algum cozinheiro antes de falar com Madame Jenoir ela irá se intrometer na conversa. Não tem jeito, o melhor é conversar com ela primeiro.
“Certamente este assassino não está aqui na minha cozinha. Aqui não temos muito tempo. Temos que correr, os nobres estão com fome!”
A única forma de conseguir realmente a atenção dela é elogiar a comida, ou a elogiar em qualquer aspecto. Nesse caso ela falará:
“Muito obrigado por sua gentileza. Realmente minha cozinha é sempre a melhor que existe. Por isso eu vou te dar uma ajudazinha, quem quer que seja esse assassino deve ter algo a ver com as refeições noturnas da rainha. Isso mesmo, toda noite eu sempre preparo uma refeição muito reforçada para ser entregue a ela pela madrugada, e eu tenho certeza que ela não come tudo sozinha, no dia seguinte volta para mim apenas o prato vazio”
( Especiais )
Se alguém for especialista em culinária perceberá que um dos pratos a serem preparados é muito raro na corte, trata-se de uma matzá, prato típico da cultura judaica.
Conversando com esse cozinheiro em especial e comentando sobre o prato que ele prepara ouvirão
“Sim , vocês me pegaram, eu sou mesmo um judeu. Preparo aqui às escondidas o nosso pão cerimonial da páscoa. Mas ninguém pode ficar sabendo, senão poderei ser morto. Vou trocar a minha segurança por uma informação vital, esse papel estava escondido na bandeja que voltou do quarto da rainha ontem – Papel 4 “

6 – O jardim do palácio.
Extremamente florido e belo o jardim se abre para a cidade de Londres. Uma ou outra pessoa à distância pode ter uma idéia do que é a vida dentro do palácio. Na verdade muito poucas pessoas estão a caminhar por aqui hoje, afinal é inverno e há inclusive perigo de neve.
Há perto de uma fonte um homem idoso falando palavras provavelmente em outra língua. Muitas pessoas curiosas o assistem do lado de fora do portão amparados pelos guardas.
- Conversar com o homem é em vão a não ser que alguém tenha “Conhecimento de Literatura”, ou inteligência 4 ou 5, e logo perceberá que ele está citando passagens da Odisséia em grego. Quando for questionado por essa pessoa com cultura então ele falará:
“Oh, que bom encontrar outro intelectual na corte. A maior parte dos nobres só pensam em comer e beber.” ... “ah, você está procurando por aquele que está ameaçando matar a rainha. Sei, já ouvi falar nas ameaças. Sei pouca coisa, mas de uma coisa eu tenho certeza, certamente não é nem um espanhol e nem um francês. Nenhum deles seria tolo de fazer ameaçam antes da rainha declarar com qual deles ela vai se casar”
Se alguém for falar com as pessoas do portão, descobrirá que na verdade elas não desejariam nem um e nem outro, queriam que a rainha se casasse com alguém simples, do povo.
Durante o passeio no jardim jogue um dado, se o valor dele for menor ou igual do que o da sorte a pessoa acha o papel 3

7 - Sala do trono
É o local mais bem decorado de todo o palácio. Imensos quadros que ocupam paredes inteiras. Lá no fundo o trono da rainha Elizabeth I, um quadro dela de mais ou menos 3 metros. Ela está sentada no trono, quando te vê à distância pede que se aproxime.
“Então, já conseguiu descobrir quem é o assassino? Eu preciso dele preso antes de meia noite. Amanhã declararei com quem irei me casar e não posso deixar que qualquer um me pegue antes disso. Será uma decisão que desagradará a muitos”

Caso a rainha seja questionada sobre a sua decisão, ela não responderá nada.
Se ela for questionada sobre um namorado do povo, ela ficará meio nervosa, não querendo responder, se for pressionada de alguma forma então dará a seguinte resposta, apenas cochichando.
“Sim, isso é verdade ... você acha que ele é quem está me enviando essas mensagens de ameaça?”
Não importa a sua resposta, ela não dará mais nenhuma dica.

Antes de sair ela fala

“Hei, espere, esse último bilhete chegou aqui, mas não consigo entender o que pode significar, pegue-o e analise” E ela dá o papel2

8 – Salão de refeições.
Há duas imensas mesas que têm lugar para mais de 500 pessoas. Estão ricamente adornadas. Já começam a receber a comida que irá agradar a todos durante a ceia, hoje, meia noite. Dá um arrepio saber que a rainha estará nesta sala daqui há poucas horas e é aqui que o assassino promete matá-la.
Todos os servos passam rapidamente por um lado e para outro para arrumar os últimos preparativos e nenhum aceita nenhuma conversa mais cuidadosa. No meio do caminho.
Antes de sair você percebe que uma das pedras da parede está meio saltada para frente. Aparentemente não há nenhuma forma de abri-la pela frente, a não ser a força.
Para tentar abrir é necessário jogar um dado e obter o valor igual ou menor do que a força. Pode-se fazer no máximo 3 tentativas, caso contrário ao puxar a pedra vai acabar indo mais para dentro e ficará impossível tentar agarrá-la.
Além da força se alguém desejar usar uma espada ou outra arma para tirar a pedra poderá ter bem proveito mesmo sem fazer o teste de força.
Se conseguir tirar a pedra verá que lá estava uma grande quantidade de pólvora e um pavio. Essa seria a forma de matar a rainha, explodindo a parede logo atrás do assento dela. Isso já foi um grande avanço, mas se não pegar o assassino ele armará outros planos. Na verdade você percebe que junto àquela pedra havia um papel estranho, aparentemente sem ser possível entender o que ele fazia ali. Pegue o papel5

9 – Salão de música.
Atrás da sala de apresentação se encontra a sala de música. Há espaço para alguns grandes pianos e alguns instrumentos como banjos e alaúdes estão encostados na parede. Poucas pessoas estão nesta sala neste momento. Ela é escura, alguém poderia se esconder aqui despercebidamente.
Se alguém tiver conhecimento musical poderá perceber que entre os instrumentos se encontra uma flauta simples, que certamente não é usada na orquestra real, parece mais algum instrumento de um servo. Mas o que ele estaria fazendo ali no meio de tantos outros instrumentos. Dentro da flauta havia uma folha, mas não dava para entender ao certo o que havia lá.
Pegue o papel 6

10 – Sala da guarda
Muitos guardas estão se arrumando para fazer a proteção da rainha essa noite. O seu pronunciamento será muito importante e as ameaças de assassinato certamente estão deixando todos eles apreensivos. Não há muito o que fazer, já que não sabem de quem suspeitar. Para piorar a situação um uniforme real há pouco foi roubado. Com o assassino fantasiado de guarda terá acesso a praticamente qualquer parte do palácio, será difícil o pegar agora.
Conversando com os guardas você não terá como pegar mais pistas, a não ser que todos estarão presentes na ceia, então certamente o assassino agirá naquela situação e estará ali, entre eles.
Pronto. Agora que cada grupo já escolheu seus 4 locais e já pegou todas as pistas está na hora de trabalhar nas pistas. Cada grupo deverá “revelar” seus papéis secretos, mas não deixando que as pessoas de outros grupos vejam o que há neles. Terão 5 minutos para discutir entre si a teoria que defenderão. Quando todos estiverem prontos.

“O salão de refeições está lotado, todos a esperar pela entrada da rainha. Ela está prestes a revelar com quem ela irá se casar essa noite. Enviados da Espanha e da França estão tensos, os nobres estão tensos. Shakespeare sentado em um canto está escrevendo tudo, como que esperando que aconteça algo para o inspirar em uma peça. Próximo ao trono da rainha está Francis Drake, com olhos atentos, pronto a desafiar qualquer um para um luta.
Entra a rainha em um triunfal vestido vermelho e branco com adornos de ouro. Ela se senta no trono”

“Hoje tenho um pronunciamento muito importante para fazer, mas antes de o fazer chamo aqui os meus investigadores. Todos sabem que venho recebendo ameaças de morte. Por favor, me digam, quem é o culpado:”

Cada um poderá falar de uma vez ou podem juntos tecer uma teoria única.

A resposta do mistério correta seria

“Um servo, ex namorado da rainha, a estava ameaçando pois ela havia declarado que iria se casar com um nobre enviado da Espanha ou França. Ele, se achando assim traído ameaçou a matar, iria explodir a parede atrás do trono e morreria heroicamente ao lado dela com o uniforme roubado da guarda real”

Ainda que acertem parcialmente ele poderá ser pego. Para o pegar os 4 podem agir juntos através de uma luta. As regras da luta são simples. Cada um deverá jogar um dado e somar ao atributo mais alto que tiver ( por exemplo, Sir Arthur tem o seu maior atributo 3, de força, então caso no dado tenha o número 3 o resultado da soma será 6 ). Toda vez que o resultado for 6 ou mais quer dizer que o assassino foi acertado. Ele precisa ser acertado 4 vezes para ser pego.

Caso a armadilha para a rainha tenha sido previamente desarmada, então não haverá problema. Caso contrário nossos heróis terão apenas 15 chances para conseguir acertar o assassino 4 vezes, senão a parede explodirá matando a rainha e o jogo acabará.[4]

Uma vez que o assassino tenha sido desmascarado a rainha falará

Não acredito! Johnson! Você tentando me matar por ciúmes. Guardas, prendam-no no mais escuro calabouço. Mas primeiro deixem que ele escute a declaração que eu já tinha escrito.

“Senhores aqui presentes, Eu decidi hoje com quem vou me casar e passar todos os dias da minha vida. Aqui estão presentes embaixadores de diversos reinos esperando a minha decisão, sinto muito por fazê-los esperar. Mas me decidi e nada me fará mudar de idéia. Decidi hoje que vou me casar com .... com ... com a Inglaterra. Aqui está o meu anel de casamento. Portanto não me casarei com quem quer que seja de vocês, podem ir embora. Eu me casei com o meu povo e servirei ao povo sempre, nunca me casaria por interesse apenas. Agora, podem ir”

Todos saem irritados, o assassino chora por sua falta de confiança enquanto é arrastado à distância.

A rainha em agradecimento dá grande quantidade de tesouros a todos os 4. E desde então a rainha Elizabeth I será a mais poderosa rainha de sua época, e também aquela que não irá se casar nunca. Em seu governo a Inglaterra se tornará o mais rico país de sua época, pode esse que durará por séculos. Até a época de uma de suas descendentes, a rainha Vitória ... mas isso é história para outro jogo.

Resultados obtidos:
Essa é uma atividade recente e difícil de ser aplicada. Mas igualmente maravilhosa. Por ser um jogo mais complexo também povoa a mente dos alunos por muito mais tempo. Querendo inclusive descobrir o que aconteceria se tivessem tomado decisões diferentes. Chegando até mesmo a perguntar o que aconteceria se eles não tivessem conseguido salvar ela, como seria o mundo hoje? E isso é um outro exercício muito interessante de ser feito com os alunos, mas só depois do estudo de como o poder da Inglaterra mudou o mundo, mais ou menos quando se for estudar o Neo-colonialismo ou o Imperialismo Inglês.
Uma vez que ele seja utilizado em forma de RPG mais do que de jogo de tabuleiro, uma série de elementos são trabalhados, como a própria forma de se dirigir a um rei, a fala da nobreza (transformei alguns discursos em linguagem semelhante a do rococó para dificultar a interpretação das mensagens pelos alunos, de onde olhos, por exemplo, viravam "janelas da alma" e mãos viravam "belas que dançam".

Auto-crítica
Essa atividade é relativamente nova, tendo sido aplicada apenas 2 vezes em minhas aulas. Desta forma tenho certeza que há muito o que ser alterado e melhorado e certamente conto com o apoio dos professores para relatarem suas experiências, se não tenho muito "autocrítica" aqui, peço a ajuda com as críticas alheias.


[1] O criador de peças como Romeu e Julieta.
[2] Na verdade a peça Macbeth foi escrita apenas após a morte de Elizabeth, mas acreditei que isso tornaria o jogo mais impactante, é interessante, após o término do jogo, informar isso aos alunos.
[3] O mais famoso pirata inglês, que derrota as tropas espanhóis alguns anos depois da data deste jogo.
[4] Um jogo didático não deve nunca terminar com os alunos perdendo, ao mesmo tempo os alunos não podem saber disso, senão perde a graça, então sugiro que caso os alunos não consigam prender o assassino, então o professor deve criar uma outra chance como por exemplo. A Bomba explodiu, cada um joga um dado, se o resultado da soma dos 4 dados for maior do que 10 então a rainha se salvou, apesar de se ferir, e o jogo continua.
Fonte. Acesso 26/12/2008

Nenhum comentário: