Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Documentos em sala


Documentos históricos são capazes de transportar o aluno para uma outra época e instigar a curiosidade sobre o período a que eles pertencem. É uma maneira de reviver a história, colocar nas mãos dos alunos um material que foi preparado em uma outra época, mostrar ao aluno a importância de valorizar a história mostrando que dentro de suas próprias casas existem documentos que contam a história da própria família ou comunidade ao alcançe das mãos de todos.
Atividade: Leve para a sala de aula documentos escritos em diferentes épocas (cartas, diários, manuscritos). Desafie o aluno a decifrar o documento , identificando o autor e a época em que foi escrito. Observe com a turma a diferenciação lingüística utilizada nos documentos em diferentes épocas. Tentem identificar o assunto que trata o documento e em que contexto histórico foi escrito. Realize com os alunos uma pesquisa resgatando outros dados referentes a época e contexto do documento em questão. Você pode ainda pedir que os alunos tragam para a aula documentos históricos referentes a família ou comunidade.
Obs. As revistas Nossa História e a Revista de História da Biblioteca Nacional, possuem uma seção: Decifre se for capaz, constando documentos originais que marcaram a História do Brasil.

Nenhum comentário: