Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Império Português

COLÉGIO ESTADUAL RUBENS FARRULLA
Atividade para o 1º Ano.
Utilizando as imagens e o texto abaixo, responda o que se pede:
INSTRUÇÕES
a) Resposta via e-mail;
b) Data: 12 e 13 de setembro.
c) Valor 1 ponto.




Com o declínio do comércio oriental, desenvolveu-se um intenso tráfico comercial entre a Europa, a África e a América: o comércio triangular. Os mercadores europeus, em especial ingleses, holan­deses e franceses, transportavam para a costa ocidental africana produtos manufacturados, aí adquiriam escravos que transportavam para as Américas, e aqui carregavam produtos tropicais (açúcar, tabaco, algodão, café) e metais preciosos para os mercados europeus.Grandes centros distribuidores das merca­dorias recebidas de além-mar, as grandes cidades europeias conhecem um crescimento invulgar. Depois de Lisboa, Antuérpia e Sevilha, no século XVI, Amsterdão e Londres tomaram-se os grandes centros do comércio internacional nos séculos XVII e XVIII, respectivamente.
Por volta de meados do século XVI, o Império Português do Oriente apresentava alguns sinais de crise, que se reflectiam na redução do número de navios que parti­ram para a índia e do volume de especiarias vindas pela rota do Cabo. Em 1549, o rei de Portugal mandou encerrar a feitoria portuguesa de Antuérpia. Mais evidente a partir de 1570, essa crise era devida a:. reanimação das rotas do Levante pelos Árabes e Turcos, que tinham decaído com a criação da rota do Cabo, controlada exclusivamente por Portugal;. prática de monopólio régio do comércio das especiarias mais lucrativas, não deixando aos particulares a participação nesse comércio;. elevadas despesas da coroa com a manutenção do Império, que muitas vezes ultrapassavam as receitas;. desvio dos lucros obtidos no comércio para despesas de luxo e compra de terras e casas, não se investindo no desenvolvimento da agricultura e da indústria;. aumento do número de naufrágios devido ao excesso de carga dos navios, fracos conhecimentos náuticos dos pilotos e ataques de piratas e corsários, concorrência de Holandeses, Ingleses e Franceses, que disputavam aos Portugueses o controlo do comércio e dos domínios ultramarinos.Em resultado da crise do Império Português do Oriente, a coroa portuguesa volta os seus interesses para o Brasil, nomeando o 1º governador-geral, Tomé de Sousa, em 1549. A crescente importância do Brasil inicia a viragem da economia portuguesa para o Atlântico.
I. Segundo as fontes acima quais foram os fatores da decadência da economia portuguesa no Oriente e sua relação com o processo de ocupação da América Portuguesa?

Nenhum comentário: