Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ESCRAVATURA E ABOLIÇÃO


Escravatura e abolição
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Conhecer como, quando e por quê o sistema escravocrata de trabalho foi implantado no Brasil;
2) Compreender a importância do movimento abolicionista;
3) Saber resumir oralmente os pontos mais significativos do tema.
Estratégias
1) O Vestibucast é um serviço de provimento de conteúdos digitais em áudio do jornal Folha de S.Paulo, que apresenta resumidamente os elementos esssenciais de temas do currículo escolar. Vamos utilizar, apenas como exemplo, o seguinte áudio:Revolução Farroupilha.
2) Peça para seus alunos escutarem-no. Evidentemente, a melhor maneira de escuta é a própria internet. Na impossibilidade de acessá-la em sala de aula, porém, o professor pode recorrer a um gravador para reproduzir o áudio.
3) Peça a seus alunos para transcreverem o texto por escrito. No decorrer da transcrição, você pode mostrar a eles a estrutura do resumo que o aúdio constitui, isto é, como ele aborda o estritamente essencial para poder dar conta do tema abordado em dois minutos e 30 segundos.
4) O áudio do Vestibucast servirá como modelo que seus alunos deverão reproduzir, preparando outros áudios sobre os temas: escravatura e abolição.
Atividades
1) Divida a classe em no mínimo quatro grupos. Dois se concentrarão na escravatura e dois na abolição. Cada grupo deve produzir um áudio semelhante ao do Vestibucast.
2) Para isso, antes de mais nada, é preciso pesquisar os assuntos. O site Educação possui vários textos sobre trabalho escravo e abolição na História do Brasil. Entre eles, destacamos Escravidão no Brasil e todos os links a ele relacionados.
3) Concluída a pesquisa, os alunos devem discutir entre si para levantar os pontos que consideram essenciais. Em seguida, devem produzir um texto escrito para ser lido em voz alta e, posteriormente, gravado. A produção do texto pode contar com a colaboração do professor de língua portuguesa.
4) A título de motivação, estimule a criatividade dos alunos: eles devem caprichar na locução, podem criar efeitos especiais sonoros (como o arrastar de correntes) e uma trilha sonora de fundo.

Nenhum comentário: