Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Atividade lúdica


Optei hoje por um jogo antigo, muito comum, mas que pode receber um caráter pedagógico se adaptado para o trabalho em Sala de Aula. O jogo da Velha pode abordar diversos assuntos, trabalhando conceitos e tornando determinados temas mais comuns ao vocabulário diário de nossos alunos.
Atividade: Monte o tabuleiro do jogo da velha em papel cartaz. Ao invés de este utilizar-se de símbolos como círculos ou x para marcar o jogo, a marcação deve ser substituída por palavras referentes ao tema que se quer abordar. O jogo que montei trata a Revolução Francesa e para isso dividi os marcadores em palavras referentes a esquerda e direita da Revolução. Vence o jogo quem completar a seqüência de três fichas primeiro. O jogo, além de utilizar-se de estratégia, exige que os alunos tenham um breve conhecimento sobre o assunto para conseguirem montar a seqüência corretamente.
Variação do jogo: O jogo pode ainda sofrer uma variação colocando-se as fichas no tabuleiro, onde o aluno deve escolhê-las e responder a uma pergunta referente ao assunto abordado. Respondendo corretamente, a posição da ficha será substituída pelo símbolo do jogador, objetivando assim, montar a seqüência com três símbolos. Caso a resposta esteja errada, a ficha volta para o lugar para que o outro jogador tenha a possibilidade de respondê-la.
Fonte. Acesso: 29/12/2oo8.

Nenhum comentário: