Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA 1

Revolta da Vacina
Érica Alves da Silva*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
O conhecimento da Revolta da Vacina permite reflexões sobre diferentes problemas vividos pela população brasileira (especificamente no Rio de Janeiro) no início do século 20. É possível desenvolver abordagens sobre a política higienista que já se realizava, a participação popular e as próprias motivações dos questionamentos populares. É possível ainda desenvolver debates sobre as estratégias usadas pela população na defesa de seus direitos.
Objetivos
1) Conhecimento do contexto histórico e das motivações existentes para a ocorrência da Revolta da Vacina.
2) Conhecimento da importância do discurso médico (políticas higienistas) no início do século 20.
3) Desenvolvimento das habilidades de leitura, síntese e exposição oral.
4) Análise de documentos: notícias e reportagens.
Estratégias
1) Inicie a aula perguntando aos alunos o significado da palavra "cidadão". Peça que cada participante registre sua colaboração na lousa. Na seqüência, pergunte se julgam o voto essencial para a garantia da cidadania, e se ele é a única maneira da população participar ativamente das decisões políticas.
2) Pergunte aos alunos se acreditam que ser cidadão hoje é o mesmo que ser cidadão no passado brasileiro e em outros locais (no passado e no presente). Então, problematize as diferentes concepções históricas das idéias de cidadania.
3) Apresente aos alunos o tema da aula e pergunte se sabem o motivo de iniciar a aula com o questionamento sobre cidadania. Nesse momento, explique o que foi a Revolta da Vacina e as preocupações sanitárias existentes na época, e que levaram a uma reestruturação da cidade do Rio de Janeiro.Deixe claro que o objetivo da aula é tratar essa revolta inserida em um longo processo histórico, no qual a participação popular ocorreu por meio dos canais oficiais e não oficiais.
4) Peça que os alunos leiam textos sobre a Revolta da Vacina e apresentem seus questionamentos. Caso exista esse tema no livro didático utilizado em sala de aula, pode ser interessante uma leitura coletiva e compartilhada.
Atividades
1) Peça que os alunos tragam notícias ou reportagens (já lidas) em que o desejo de participação popular seja o tema.
2) Organize duplas, para que os documentos trazidos pelos alunos sejam trocados entre eles, o que propiciará a leitura de um segundo documento.
3) Faça uma tabela na lousa, na qual todas as motivações para organização popular sejam registradas. Pergunte se os alunos conhecem outras motivações, inserindo-as na tabela.
4) Desenvolva um debate com os alunos, perguntando se há igualdade de condições para que toda a população participe da vida política do país.
Sugestão de leituraA obra "Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi", de José Murilo de Carvalho, Editora Cia. das Letras, permite aprofundar o estudo da Revolta da Vacina em vários sentidos.
*Érica Alves da Silva é historiadora.
SITES:

Nenhum comentário: