Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Plano de curso 2009 (2º ano - 3º Turno - C.E. Rubens Farrulla)


DO ILUMINISMO AO OCASO DO IMPÉRIO BRASILEIRO
UNIDADE I A Formação do Mundo Contemporâneo
. O Iluminismo
. As Revoluções Burguesas
. Inglaterra;
. Estados Unidos da América;
. França;
. Revolução Industrial.
. Revoltas Emancipacionistas
. A Inconfidência Mineira;
. A Inconfidência Baiana;
. A Vinda da Família Real Portuguesa
. O Período Joanino
UNIDADE II O Período Imperial Brasileiro
. A Independência do Brasil;
. O Primeiro Reinado;
. As lutas pela Independência;
. O reconhecimento externo;
. A Constituição de 1824;
. A abdicação.
. O Período Regencial;
. Características gerais do período;
. As Revoltas Regenciais;
. O Golpe da Maioridade.
UNIDADE III A Europa no século XIX e início do século XX
. O Movimento operário;
. O Imperialismo;
. A Primeira Guerra Mundia;
. Causas;
. O desenrolar;
. Consequencias.
UNIDADE IV O Período Imperial Brasileiro (O Segundo Reinado)
. Características gerais do período;
. Econômicas;
. Políticas;
. Sociais.
. A questão do Trabalho;
. O trabalho escravo;
. O trabalho imigrante.
. A política externa;
. O ocaso do Império;
. As questões internas.
Principais referências bibliográficas utilizadas para os nosso encontros
Barbosa, Elaine Senise. Coleção Panorama da História: ensino médio. Curitiba: Positivo, 2005.
Campos, Flávio de. A escrita na História: ensino médio. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Mota, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005.
Pedro, Antônio. História do mundo ocidental: ensino médio. São Paulo: FDT, 2005.
Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. História: ensino médio. São Paulo: Ática, 2005.
Schmidt, Mario Furley. Nova história crítica: ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.

Nenhum comentário: