Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ARTE & HISTÓRIA

Valéria Peixoto de Alencar*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivo
Perceber a arte como forma de expressão de valores.
Comentário
As imagens também constroem a história de um povo e carregam consigo valores de uma época e/ou de um grupo social.
Material
O texto Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro, artigos de jornais ou um conto ou crônica literária.
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.
3) Leitura de um texto que o professor escolher: crônica ou conto. É importante que seja o mesmo conto para todos os alunos.
Atividades
1) Individualmente, os alunos devem produzir uma imagem (desenho, fotografia, escultura ou instalação) que sintetize sua interpretação do texto lido para a turma.
2) Comparar essas interpretações e discutir com a sala os aspectos comuns entre as produções dos alunos, bem como os elementos que chamaram, mais ou menos, a atenção.SugestõesExperimente fazer o inverso também. A partir de uma imagem não muito conhecida, pode ser do próprio Debret, fazer com que os alunos escrevam a história que se passa na cena ou a história da pessoa (caso seja um retrato), sem que o professor dê qualquer informação. Ao comparar os textos, os alunos perceberão como, em suas interpretações, estão arraigados valores pessoais e coletivos.
* Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).

Nenhum comentário: