Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Revolução Industrial
Introdução
O estudo das razões e significados do pioneirismo inglês no processo de industrialização permite reconhecer uma série de relações que a Inglaterra manterá posteriormente com diversos países, inclusive com o Brasil.
Além disso, este estudo pode favorecer a compreensão das alterações que essa revolução gerou nas sociabilidades e como tais aspectos levaram a uma reestruturação no uso do tempo e do espaço na sociedade inglesa. Essa reestruturação atingirá mais tarde os demais países que desenvolverão seus processos de industrialização.
O trabalho pode também abordar as alterações nas relações de trabalho que se efetivarão com a necessidade da produção em larga escala. Na abordagem desta problemática é importante que sejam analisadas as permanências e mudanças na exploração do trabalho infantil, masculino e feminino e que a luta por direitos do trabalhador seja reconhecida no processo de longa duração.Antes desta aula se efetivar peça que os alunos desenvolvam pesquisas prévias sobre o que foi a Revolução Industrial e sobre a exploração do trabalhador neste processo (inclusive da criança). Deste modo, o aproveitamento será maior e as colaborações dos alunos, mais freqüentes.
Objetivo
1) Reconhecimento das especificidades que permitiram à Inglaterra o pioneirismo no processo de industrialização.
2) Percepção das transformações econômicas e principalmente das mudanças nos hábitos e nas relações de trabalho existentes no território inglês.
3) Reconhecimento da longa duração da exploração do trabalhador (inclusive da mão-de-obra infantil) e da luta por direitos relacionados ao mundo do trabalho.
4) Percepção do uso do livro didático como fonte para o trabalho do historiador.
5) Uso da fotografia como registro de versões da história.
Estratégias
1) Faça a leitura coletiva de um texto referente à Revolução Industrial. A leitura deve ser entrecortada por suas interferências, para que a temática seja compreendida mais facilmente. Se o conteúdo do livro didático adotado na escola em relação ao tema não for suficiente, material didático extra pode ser produzido pelo professor. Este tipo de atividade é fundamental no cotidiano escolar para que a habilidade de leitura seja desenvolvida.
2) Depois de abordar a temática, faça um trabalho com os alunos em que eles interpretem momentos que representem a exploração do trabalho nas fábricas. Eles devem fotografar estas cenas e, a partir dos resultados, organizar uma exposição de toda a sala, com legendas que ajudem a compreender as representações desse momento histórico. É importante fazer uma pequena exposição sobre a história da fotografia e suas possibilidades de uso no trabalho de pesquisa histórica, para que a proposta fique fundamentada.Atividades1) Escreva com a turma os principais aspectos da Revolução Industrial na Inglaterra. Depois deste levantamento sorteie cada um dos aspectos para cada grupo de alunos (sugestão: grupo com cinco componentes).2) Peça que cada equipe utilize uma maneira para representar o aspecto que terá de abordar, preferencialmente uma apresentação interativa.
3) Monte com toda a turma um "túnel do tempo" em que a Revolução Industrial será o tema gerador. Nele cada equipe deverá efetuar sua apresentação interativa sobre o processo de industrialização inglês. Qualquer instrumental ou metodologia usados devem antes ter sido observados pelo professor. É importante que a turma decida qual ordem nas apresentações é mais apropriada para que suas mensagens se tornem mais claras aos espectadores.
Sugestões
Nesta proposta de atividade há a necessidade de interação entre diferentes turmas, para que as produções dos alunos façam parte de todo o cotidiano escolar. A interação permite trocas valiosas para o aprendizado dos distintos grupos. Entretanto, se o tempo não permitir esta interação, é possível adaptar a mesma atividade para que fique restrita a uma única turma.
*Érica Alves da Silva é historiadora.

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