Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sábado, 13 de dezembro de 2008

Origens e características do feudalismo/Renascimento comercial e urbano

AULA EXPOSITIVA
1. Definir inicialmente feudalismo como o modo de produção vigente na Europa durante a Idade Média. Dividir esse período em Alta e Baixa Idade Média, estabelecendo a relação, respectivamente, com o apogeu e o declínio do sistema feudal.
2. Descrever as origens do feudalismo na Alta Idade Média, localizando-as na crise do Império Romano e na sua desestruturação pelas invasões germânicas. Destacar também a influência das invasões externas no processo de desenvolvimento do sistema feudal.
3. Analisar as características do sistema feudal, enfatizando especialmente a economia de subsistência, o trabalho servil, a sociedade estamental e a descentralização política, baseadas nos laços de suserania e vassalagem.
4. Na Baixa Idade Média, analisar o Renascimento Comercial, destacando a importância do comércio a longa distância, das feiras e dos mercados, dos bancos,da moeda e dos instrumentos de crédito.
5. No Renascimento urbano, descrever as condições de vida nas sociedades medievais, destacar o surgimento da burguesia como classe social e analisar o funcionamento do sistema corporativo, baseado nos grêmios de artes e ofícios.
6. No plano político, analisar o processo de centralização da autoridade monárquica através da aliança rei/burguesia e rei/nobreza e também a formação das monarquias nacionais.
7. Finalmente, analisar o papel da crise do século XIV na desagregação do feudalismo e na passagem da Idade Média para os tempos Modernos.
ROTEIRO PARA EXPOSIÇÃO
ALTA IDADE MÉDIA
# ORIGENS DO FEUDALISMO
a) Crise do Império Romano
b) Invasões germânicas
# NOVAS INVASÕES
a) Muçulmanos, Normandos, eslavos e magiares
# SISTEMA FEUDAL
a) Economia de subsistência
b) Trabalho servil
c) Sociedade estamental
d) Descentralização política
BAIXA IDADE MÉDIA
# RENASCIMENTO COMERCIAL
a) Comércio
b) Feiras e mercados
c) Bancos e instrumentos de créditos
#RENASCIMENTO URBANO
a) Burgos medievais
b) Surgimento da burguesia
c) Sistema corporativo
# MONARQUIAS NACIONAIS
a) Aliança Rei/burguesia e Rei/nobreza
b) Centralização administrativa
# CRISES DO SÉCULO XIV
a) Fome
b) Peste (Ver Documentos - 1° Ano)
c) Guerras

Nenhum comentário: