Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Atividade lúdica


Mais um jogo chegando para facilitar no processo de aprendizagem. O jogo de cartas, apesar de antigo ainda é muito comum nos grupos de amigos. Este mesmo jogo que costumamos jogar esporadicamente em nossas casas ou reuniões descontraídas, podem representar um importante método pedagógico se adaptado para ser utilizado em Sala de Aula. É um jogo que exige raciocínio lógico, respeito a regras e, acima de tudo, um bom conhecimento sobre o assunto que será abordado.
Atividade: O jogo de cartas aqui sugerido consiste em montar frases referentes ao conteúdo que se necessita trabalhar. O jogo que elaborei aborda a temática "Grécia Antiga" e é constituído da seguinte forma: o professor deve formar um número considerável de frases que possuam quatro ou cinco palavras cada (é importante que todas as frases possuam o mesmo número de palavras). Cada palavra deverá ser colocada em uma carta diferente. Cada jogador receberá quatro cartas (ou cinco, dependendo do número de palavras que possuam as frases), e o restante ficará no banco de cartas para serem compradas. O objetivo será formar uma frase coerente com as quatro cartas que estiverem na mão, podendo comprar uma carta quando necessário, descartando uma que está na mão, ou pegar uma carta descartada por outro jogador. No decorrer do jogo, outras frases podem ser formadas pelos alunos, utilizando as mesmas cartas, diferentes das que foram montadas pelo professor.Obs.: Se tiverem interesse nas frases que utilizei no jogo, coloquem um comentário pedindo que posto aqui para vocês.

3 comentários:

Unknown disse...

eu trabalhei Grecia agora no final da unidade e não sabia desse método. POr gentileza professor passe as frases para o meu email
claudia.thomazi30@gmail.com
achei a ideia fantástica e vou utilizar no próximo conteudo que é Imperio Romano, se puder enviar eu serei grata, um abraço e parabéns pela criatividade

Unknown disse...

Olá, gostaria muito que em enviasse as perguntas, achei a ideia muito interessante e pretendo adaptar para o império romano que o meu próximo tema, se puder enviar para o meu email eu agradeço, claudia.thomazi30@gmail.com.
Um abraço e parabéns pela iniciativa

Daniela disse...

Olá. Adorei a sua ideia de jogo de cartas para aprender um pouco mais sobre Grécia Antiga. Poderia colocar as frases que criou aqui no blog? Abraços.