Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

LINHA DO TEMPO 1


Linha de tempo móvel
Nós, professores de História, encontramos grande dificuldade em explanar a idéias de tempo histórico e cronológico para nossos alunos. É muito difícil fazer com que nossos alunos entendam diferentes épocas, fazendo ainda uma relação entre elas. Como uma forma de aproximar estes tempos e fazer com que o aluno estabeleça relações entre passado-presente, nasceu a linha de tempo móvel. A idéia principal é não somente apresentar para nossos alunos as diferenças temporais, mas sim, mostrar que a história é composta por acontecimentos que se relacionam e que tornam seu estudo mais significativo. Serve portanto, para que o professor possa relacionar acontecimentos atuais e os conteúdos que serão trabalhados.Atividade: Construa uma linha de tempo com uma folha de papel color set e, ao invés de uma linha comum, deixe neste espaço uma cavidade. Cole um papel atrás para que essa cavidade tenha um fundo. Contrua com papel cartaz alguns carrinhos que possas ser encaixados nessa cavidade e movam-se pela mesma (conforme foto). Em cada carrinho deve conter uma data diferente referente a um conhecimento histórico que possa ser relacionado aos demais. Em uma ficha separada, o professor deve escrever algo referente aquela data, também relacionando os três carrinhos.
Exemplo:
.Séc. XVIII. Voltaire: Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las.
.Década de 60: Ditadura militar.
.2007. Hugo Chaves fecha a rede de televisão na Venezuela.A idéia é que o professor, através da linha móvel possa fazer relações entre três acontecimentos distintos e de épocas diferenciadas, mostrando a proximidade entre todas. Pode-se ainda utilizar na linha de tempo imagem, música, etc.
Coloquei plástico nos carrinhos de forma que as datas possam ser trocadas, aproveitando a linha de tempo para várias aulas diferentes.
Fonte. Acesso: 30/12/2008

Nenhum comentário: