Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 21 de dezembro de 2008

2ª Recuperação paralela. (Renascimento - 1º Ano)

Pinturas Renascentistas


"A adoração dos três reis magos "

Retrato do casal Arnolfini - Van Eyck

O nascimento de Vênus - Botticelli - exemplo do uso de temas clássicos pelos renascentistas.

Monalisa - Leonardo Da Vinci


Pinturas Medievais

Bosch foi último e talvez o maior dos pintores medievais. Sua visão de humanidade é pessimista e moralizadora: o ser humano carrega uma falha fundamental desde a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden. Na filosofia de Bosch, a salvação é possível, porém com grande dificuldade, e o destino provável da maioria das pessoas é a danação eterna. A morte e o medo da morte são uma realidade sempre presente na sua arte. Nos três painéis de O jardim das delícias terrenas, a maior obra de Bosch, ele representa a realidade e as consequências do primeiro pecado (a seu ver, o mais mortal): a luxúria. O painel da esquerda mostra o Paraíso, lar dos homens antes da queda; o painel central representa as atividades ascivas do homem, e o da direita mostra os resultados da luxúria: a condenação eterna. O painel central é uma dissertação sobre a luxúria em suas muitas formas. Para a mente medieval, o ato sexual era uma prova da perda do estado de graça pelo homem. Assim, O jardim das delíciasterrenas foi colocado entre o Jardim do Éden, onde o primeiro pecado foi cometido. Os morangos representam os prazeres da carne. Na linguagem medieval, colher frutos significa fazer sexo.

"Trabalho no campo"

Mapa de Psalter (1250) — uma das páginas de ilustrações de um livro de salmos do século XIII. Representa a perspectiva medieval TO, segundo a qual Jerusalém se situa ao centro do mapa (vale dizer, do mundo, uma vez que a Terra era o centro do mundo); no topo do mapa, abaixo do Cristo Pantocrático, claramente inspirado nas figuras bizantinas, cujos braços abertos guardam o mundo, o Paraíso Terrestre. Nota-se a presença de ícones bíblicos, tais como a Arca de Noé, a Torre de Babel, entre outros. É interessante perceber que as recentes descobertas geográficas, fruto das cruzadas do século XII, não são aplicadas a representação cartográfica, sendo o mapa marcado pelo ensejo de ensinar os fiéis, e não de representar corretamente o espaço físico (Pelletier, 1989).

"As três ordens da sociedade medieval"

"Cobiça, Ganância e Liberalidade. Representadas pelo contraste entre o uso da propriedade, do mercador, do cambista e do homem caridoso".

Todas as pinturas foram retiradas de páginas da Internet.
As legendas entre aspas (") significam que o nome da obra e do pintor não foram encontrados.
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA
ASSUNTO: RENASCIMENTO CULTURAL.
DATA DA ENTREGA: a combinar.
1) Observe, analise e compare as diversas imagens postadas acima e indique as semelhanças e diferenças entre elas.
2) Tendo como base a sua resposta da questão acima, escreva sobre:
a) A idéia do movimento renascentista como uma ruptura com a cultura medieval;
b) A relação entre o Renascimento e as cidades italianas;
3) Defina Renascimento cultural com suas próprias palavras.

Nenhum comentário: