Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 28 de dezembro de 2008

GRÉCIA II

A arte na Grécia antiga
Valéria Peixoto de Alencar*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Plano de aula
Objetivos
1) Entender o que era arte para os gregos.
2) Perceber as diferenças entre os períodos em que se divide a arte grega na Antiguidade.
3) Relacionar a estética grega com a de outros povos e civilizações até os nossos tempos.
Comentários
Na Grécia antiga, arte e religião estavam intimamente ligadas. Também, conforme foram se aperfeiçoando tecnicamente, os artesãos desenvolveram uma estética cada vez mais realista na representação do corpo humano. Até hoje, adotamos esta representação como "certa". Em vários períodos da história da arte, houve um resgate desta forma de representação, além disso, o tema religião e imagem, pode ser observado em várias culturas.
Ponto de partida
O texto Arte na Grécia Antiga do site Educação pode servir para iniciar os estudos.
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura de imagens, as do texto e outras que o professor tiver.
3) Trazer para a sala-de-aula, imagens de diferentes povos e épocas que representavam seus deuses, como as culturas africanas e indígenas, por exemplo.
4) Trazer imagens barrocas e neoclássicas brasileiras e estabelecer relações com os períodos helenístico e clássico respectivamente.
Atividades
Seminários:
1) Dividir a sala em seis grupos.
2) Cada dois grupos se encarregará de estudar um dos períodos, só que com propostas diferentes:
Grupo A - Grécia arcaica: contextualização e características.
Grupo B - Grécia arcaica: relacionar com a estética do Egito antigo.
Grupo C - Grécia clássica: contextualização e características.
Grupo D - Grécia clássica: relacionar com a estética neoclássica.
Grupo E - Grécia Helenística: contextualização e características.
Grupo F - Grécia Helenística: relacionar com a estética barroca.
Sugestões
Os alunos devem procurar as imagens com a orientação do professor. Alguns sites onde se pode pesquisar: Itaú Cultural
Masp
Museu do Louvre
Arte na Grécia antiga (1)
O papel e a história da poesia e da cultura
Valéria Peixoto de Alencar*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
As artes plásticas na Grécia antiga tinham, basicamente, duas funções: decorar a arquitetura e pedir ou agradecer aos deuses.Uma curiosidade: na tradição greco-romana não existia diferença entre os conceitos de arte e técnica. Tanto em grego como em latim, a mesma palavra era utilizada para o trabalho em escultura, olaria, joalheria, pintura. O mesmo termo significava técnica, habilidade, uma espécie de conhecimento técnico e também estava associado ao trabalho, à profissão.O artesão era aquele que executava um trabalho, buscando a perfeição, o conhecimento. Segundo esse conceito, a "arte" era uma habilidade que poderia ser aprendida e aperfeiçoada.Mitos e cenas do cotidianoPara os gregos antigos, música e poesia eram classificados em outra categoria de atividades, com uma definição mais próxima ao que consideramos hoje em dia como arte. Tratava-se de atividades que não resultavam apenas de uma habilidade aprendida, mas de talento pessoal.Além disso, muitas esculturas tinham finalidade meramente religiosas. Não eram vistas como obras de arte. Os relevos eram utilizados para decorar templos e altares com o objetivo de narrar mitos. O mesmo valia para as ânforas (jarras ou vasos), que poderiam trazer em suas pinturas cenas mitológicas ou do cotidiano.Os romanos e a arte gregaOs romanos, ao dominarem o Império construído por Alexandre o Grande, absorveram a cultura helênica (grega). Assim, muito do que sabemos hoje sobre a arte grega chegou até nós por meio dos objetos produzidos (e copiados) pelos romanos.Isso quer dizer que dependemos muito da arqueologia para entender essas sociedades e culturas tidas como berço de nossa civilização. A música se perdeu, não existem registros.A poesia chegou até nós graças às peças de teatro. Segundo alguns estudiosos, só sobreviveu 10% ou menos do que efetivamente foi produzido. Também conseguiram resistir ao tempo os textos narrativos considerados os mais antigos da civilização ocidental, em forma de versos, que são os poemas épicos atribuídos a Homero: a "Ilíada" e a "Odisséia".Outro ícone do desenvolvimento artístico grego são os inúmeros vestígios de mármore e cerâmica, com o qual se faziam esculturas.
Esses e outros textos encontram-se no site: http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u10.jhtm
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

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