Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FOME E MISÉRIA NA BAIXA IDADE MÉDIA

A fome da França
"No ano de 1437, o trigo e os cereais ficaram tão caros, no reino da França e noutros reinos da cristandade, que aquilo que antes custava um soldo era vendido por quatro soldos ou mais. Durante esta carestia, houve uma fome tão grande e tão generalizada que grande multidão de pobres morreu por indigência. Era muito doloroso e triste vé-los morrer de fome e caírem aos bandos sobre as estrumeiras (montes de lixo) nas cidades.
Algumas cidades os expulsavam de seu território; outras os recebiam e socorriam por bastante tempo, de acordo com suas possibilidades, cumprindo as obras de misericórdia. Esta crise durou até o ano de 1439. "
(Europa - Baixa Idade Média - Século XV)

Uma crônica sobre a miséria
"Reinava a mais completa miséria por toda a parte, principalmente entre os camponeses. Eles eram sobrecarregados de sofrimentos pelos senhores, que lhes tiravam até o alimento necessário para a sobrevivência. E se por acaso deixavam com o camponês alguma criação, ainda cobravam uma taxa por cabeça: 10 dinheiros por 1 boi, 4 ou 5 por uma ovelha... Apesar de toda esta exploração, raramente os senhores se preocupavam em proteger os camponeses contra incursões e ataques inimigos. "
(Europa - Final da Baixa Idade Média )

Fonte. Acesso: 09/12/2009

Nenhum comentário: