Os cartazes oficiais foram largamente utilizados para conclamar a participação dos europeus na Primeira Guerra Mundial.
Nas aulas sobre a Primeira Guerra Mundial, os professores costumam dar amplo destaque aos interesses imperialistas que motivaram o conflito entre as nações européias. Entretanto, a explicação sobre esse evento histórico também pode ser enriquecido caso o professor busque enriquecer o tema demonstrando outras questões para fora do mero interesse econômico. Para tanto, basta discutir previamente algumas das ideologias correntes nesse período.Entre tantos valores e concepções políticas que corriam o mundo europeu na passagem do século XIX para o XX, o professor pode salientar que as lutas contra o Antigo Regime imprimiram um acentuado sentimento nacionalista entre liberais, republicanos e sindicalistas. Se for possível, o professor pode citar rapidamente uma passagem da obra “A Era dos Impérios”, do historiador Eric Hobsbawn, onde o autor diz que muitos soldados se lançavam nos campos de batalha defendendo, acima de tudo, a soberania de sua nação.Após reforçar essa questão do nacionalismo, a turma já apresenta condições para que o professor demonstre como o sentimento nacionalista foi explorado, por exemplo, nas propagandas oficias dessa época. Partindo do pressuposto que em uma guerra um país precisa ampliar seus contingentes militares rapidamente e racionar seus recursos por conta da devastação dos conflitos, o professor pode realizar uma atividade onde os alunos assumem o papel de “críticos da comunicação”.Apresentando os cartazes da Primeira Guerra Mundial, o professor pode oferecer uma atividade onde os alunos avaliem quais elementos são explorados em diferentes propagandas de governo fabricadas nessa época. Abaixo, seguem alguns cartazes e definições básicas que podem ser adotados para esse tipo de atividade.
Pôster 01: “Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.” O dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário.
Pôster 02: “Quatro razões para comprar bônus de guerra” – A utilização da imagem dos inimigos de guerra para buscar a ajuda financeira da população canadense.
Pôster 03: “Preserve os produtos perecíveis. Se você tem um pomar, você deve fabricar conservas” - O racionamento como forma de suportar as dificuldades impostas pelos conflitos militares.
Pôster 04: “União do Império Britânico: ‘Uma vez alemão – sempre alemão’” - O uso da xenofobia como crítica aos inimigos de guerra.
Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/propaganda-primeira-guerra-mundial.htm
Acesso: 02/02/2009.
Acesso: 02/02/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário