Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 15 de março de 2010

CNEC: Aula - 15/03/2010 (5ª Série)

Caros alunos,
ao darmos início ao nosso encontro semanal, fiquei chateado com a informação que a maioria de vocês não levou o material combinado para as atividades do dia. Mas tudo bem, vamos ver na próxima.
Em substituição as atividades combinada, demos por iniciado o segundo capítulo do livro. Processos de utilização, de exploração e relação do homem com a terra, com duas atividades sobre o processo de aculturação - Nome que se dá ao grupo de fenômenos decorrentes do contato direto de integrantes de várias culturas, ou seja, o processo de aquisição através do contato dos elementos culturais de um grupo com uma cultura com elementos de um grupo de outra cultura. Pode ser também entendido como os processos pelos quais as pessoas aprendem os padrões de comportamento do seu grupo social - dos índios no Brasil e as hipóteses sobre o processo de ocupação do continente americano.
Correção.
Trabalhando com imagem e texto
1) Na gravura, as roupas e os armamentos comprovam que os indígenas já sofreram a influência branca, e até mesmo o cenário para as práticas culturais demonstram essa aculturação. No poema, os índios ressaltam suas raízes e tradições adquiridas com os seus ancestrais.
2) Certamente a imagem retrata a realidade de aculturação vivenciada pelos indígenas.


E ao analisarmos o mapa em sala percebemos que existem três hipóteses sobre a ocupação do continente americano pelo homem.
☼ Origem asiática, passando pelo Estreito de Bering;
☼ Origem malaio-polinésia;
☼ Origem australiana;
Outra hipótese é a da:
☼ corrente esquimó ou uraliana – de origem do norte do montes Urais (entre a Europa e a Ásia), que penetrou na América pelo Ártico.
Com isso, vimos pesquisas que comprovam a semelhança genética indígenas com as de certas populações asiáticas e que antes dos índios, outros grupos populacionais, com características diferentes, ocuparam terras brasileiras antes. Como a Luzia, na foto abaixo.
Importante também é que identificamos características paleolíticas nas populaçãoes que habitavam o Brasil antes de Cabral

Para finalizar foi combinado a elaboração de três atividades para casa: os exercícios 4, 5, e 6.

Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luzia_(f%C3%B3ssil)
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/tempo/capivara/primeirosbrasileiros00.htm
http://contextopolitico.blogspot.com/2008/09/histria-histria-de-luzia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_pr%C3%A9-colonial_do_Brasil
http://www.arqueologia.arq.br/page4-8.htm
Para saber mais ainda: http://max.org.br/biblioteca/Livros/PreHistSergipana/Cap-1.pdf

Nenhum comentário: