Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como fazer um resumo.

RESUMO
Percebendo a dificuldade de alguns alunos no processo de elaborar um resumo, pois percebemos que muitos não resumem na verdade as informações ou não entendem a natureza e o propósito de um resumo. Simplesmente repetem as palavras do texto e na realidade não fazem nenhuma tentativa real de traduzi-lo para uma forma realmente sintética.Justificar
Para isso apresento abaixo uma das diversas formas de se resumir um texto. O exemplo abaixo foi extraído do livro: O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos.

Técnicas de resumo.
Para resumir efetivamente, vocês precisam eliminar algumas informações, substituir algumas e manter outras.
Para eliminar, substituir e manter eficientemente a informação, vocês precisam analisar as informações em um nível bastante profundo.
Estar consciente da estrutura explícita da informação ajuda no resumo.

Regras para um bom resumo.
Ø Eliminar o material trivial desnecessário ao entendimento.
Ø Eliminar material redundante.
Ø Substituir termos mais abrangentes para as listas (por exemplo “Atenas, Esparta, Micenas e Trinto” por “Civilização Grega”, “Pólis”).
Ø Selecionar uma sentença principal, ou inventar uma caso ela não exista no texto.

Exemplo.
Exercício de resumo.
A
O PROCESSO FOTOGRÁFICO
“A palavra fotografia vem da palavra grega que significa ‘desenhar com luz’ ... A luz é o ingrediente mais essencial na fotografia. Quase todas as formas de fotografia são baseadas no fato que alguns produtos químicos são fotossensíveis - ou seja , eles mudam de alguma maneira quando expostos à luz. Os materiais fotossensíveis são abundantes na natureza; as plantas que fecham suas flores à noite são um exemplo. Os filmes usados na fotografia dependem de um número limitado de compostos químicos que escurecem quando expostos à luz. Os compostos mais usados hoje em dia são a prata e substâncias químicas chamadas halógenos (em geral bromo, cloro ou ioddo).”

B
O PROCESSO FOTOGRÁFICO (Resumido)
Utilizando a técnica exposta acima o resumo ficaria assim:
A luz é o ingrediente mais essencial na fotografia. A fotografia depende de cristais químicos que escurecem quando expostos à luz.

Nenhum comentário: