Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 27 de março de 2009

PRÓXIMA AULA: 02/04/2009

2º Ano
Na aula anterior, (Dia 26.03.2009) trabalhamos através de uma atividade lúdica o Imperialismo e como ele penetrou e se desenvolveu no continente asiático.. Ao término da aula, realizamos os exercícios da atividade de olho no texto: Editorial do Times de Londres, 31 de agosto de 1857. Para casa ficaram par ser resolvidas as atividades 1,2,7,8 e 9.
Para o dia 16 de abril ficou acordado a utilização de um texto extra, sobre uma das consequências da Primeira Guerra Mundial
Próxima aula:
1º tempo.
Realização e correção das atividades do capítulo 3
2º e 3º tempos.
Leitura em grupo do subtítulo A partilha da África e a realização e correção das atividades.
Obs. As páginas de aprofundamento do tema; O auge da hegemonia européia e a expansão norte-americana: o capitalismo monopolista de Estado. Podem ser utilizados para o capítulo 3, como também a atividade extra.

Atividades extras.
Uma pequena atividade sobre a expansão norte-americana.
(PUC-RJ 1998) "Na virada do século, o Caribe transformou-se numa espécie de `grande lago americano' , destinado a atender à sede de investimento de uma sólida comunidade de negócios e às nascentes necessidades estratégicas e militares norte-americanas. Para além do Caribe e da América Central, as atenções se voltaram para o Pacífico. Essas áreas conformariam o laboratório para a retomada da doutrina do `Destino Manifesto', que no passado havia já servido de justificativa para ações expansionistas similares, em que o emprego da força era visto como inevitável." Marco Pamplona, Revendo o sonho americano: 1890-1972. A citação acima refere-se à expansão norte-americana no Caribe e no Pacífico, em fins do século XIX e inicio do século XX. A partir do exposto: a) Explique como a doutrina do `Destino Manifesto' foi aplicada em benefício dos interesses expansionistas norte-americanos no Pacífico e no Caribe.
b) Cite 3 (três) características da presença econômica, cultural e política norte-americana no Caribe e na América Central, à época.
Respostas nos comentários.
SEGUE ABAIXO UM RESUMO SOBRE O IMPERIALISMO NO CONTINENTE AFRICANO
Imperialismo na África


Corrida imperialista realizada por países europeus se inicia com a França nos territórios: Argélia, Tunísia e Marrocos.
Países europeus partilharam o continente africano entre si e disputaram as colônias com o interesse de:
. Riquezas naturais: ouro, cobre e diamantes.
. Regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo (ex:Egito) para garantir o acesso a navegação e ao comércio marítimo.
A corrida imperialista na África teve início com a França e Inglaterra, porém após a unificação da Itália e Alemanha, intensificou a corrida imperialista por regiões a serem exploradas pelos países europeus.
CONFERÊNCIA DE BERLIN – O principal objetivo era oficializar a partilha das colônias africanas entre os países colonizadores. O primeiro-ministro alemão Bismarc reuniu em Berlin – Alemanha, representantes das principais nações européias para discutir a ocupação do território africano.
Regras estabelecidas para a colonização da África: - O território pretendido deveria ser ocupado pelo colonizador;
- As demais nações deveriam ser notificadas para se evitar conflitos.
Resultado da colonização para os africanos: Europeus praticamente arruinaram com as estruturas que existiam na África antes da colonização, como:
- A economia agrícola que era auto-suficiente, voltada ao consumo da população, passou a servir aos interesses dos colonizadores;
- Terras cultiváveis foram apropriadas pelos investidores europeus, os latifúndios (grandes propriedades) passaram a produzir um único produto (monocultura) que interessava ao mercado externo;
- Produtos de consumo da população local foram substituídos por aqueles que davam lucro ao mercado internacional;
- Exploração dos produtos tropicais era realizada com finalidade de obter lucro;
- Mão-de-obra era abundante e barata para os colonizadores;
- Potências européias encontraram no Continente africano uma enorme fonte de riquezas.
VERIFICAR OS DADOS NO MAPA E COMPARAR A EXTENSÃO DOS TERRITÓRIOS INGLESES E FRANCESES COM O DE SUAS COLÔNIAS.

Respostas nos comentários
Através dessa comparação podemos perceber que esses países exploraram territórios muito maiores que seus próprios países. O Sudão, foi explorado durante todo século XIX, somente em 1956 ele consegue sua independência do domínio inglês.
Conseqüências do domínio inglês no Sudão:
- Desigualdades sociais;
- Pobreza;
- Dificuldades de desenvolvimento econômico e social, etc.
Tendo como base a imagem abaixo crie um texto, relacionando o Imperialismo do final do século XIX e início do século XX, com um novo "Imperialismo."


PARA RECODAR

Fonte original do esquema-resumo: VICENTINO, C. e DORIGO, G. - História para o Ensino Médio - Vol.Único - Ed. Scipione - 2001

3º Ano
Na aula do dia 26 de março, (aula anterior) realizamos um campeonato tendo como eixo condutor o tema: As Revoluções Russa. Campeonato que acredito eu, tenha proporcionado uma efetiva assimilação do conteúdo abordado. Para a próxima aula será trabalhado um texto sobre a Crise de 1929.
Obs. Na medida do possível postarei mais detalhes sobre a nossa próxima aula.
Abaixo segue um link para um bom artigo sobre a Crise de 1929.
http://blogdogeohistoria.blogspot.com/2009/03/o-crash-de-1929-licao-perdida.html
Ao acessar essas duas páginas abaixo, é necessário ter cuidado com as informações pois é uma enciclopédia de postagem livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o
Wikipedia:Princípio da imparcialidadeEste artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontesEste artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas e rodapé.
http://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal
No quiz abaixo as perguntas são simples e diretas e o tempo razoável, mesmo assim é um bom exercício de revisão.

Atividade extra.

Analise o gráfico acima destacando os fatores para o aumento e a diminuição do emprego nos EUA nas décadas de 1920 e 1930.
Respostas nos comentários

BOA SEMANA PARA TODOS!!
Um abraço.
Alexandre.

Nenhum comentário: