Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

IDADE MÉDIA

Idade Média nos livros didáticos
Érica Alves da Silva*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Introdução
O tratamento do período medieval nos livros didáticos têm se transformado diante das reorientações vividas pela historiografia. Isso nega a idéia de que este ou qualquer período da história possa ser denominado "Idade das Trevas".
Entretanto, o professor ainda encontra dificuldades em trabalhar esse tema quando pede aos alunos o desenvolvimento de pesquisas extra-classe para complementação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Tais dificuldades se devem ao fato de não se dominarem todos os materiais que os alunos podem usar como fonte para construção do conhecimento. A idéia desta aula é fazer um caminho "inverso", ir à biblioteca da escola com seus alunos a procura de materiais que possam comprovar essa reorientação da historiografia de modo que eles construam com autonomia seus próprios questionamentos.
Objetivos
1) Tratamento do livro didático como fonte.
2) Reconhecimento da produção cultural, intelectual, econômica da Idade Média - negação da idéia de "Idade das Trevas".
3) Desenvolvimento de habilidades para pesquisa.
Estratégia
1) Antes da aula, é importante que os principais conceitos em relação à Idade Média, ou ao recorte que se deseja trabalhar, já tenham sido desenvolvidos com seus alunos. Somente depois disso, poderão ser avaliados os livros didáticos, usando as habilidades e competências pautadas em referenciais historiográficos.
2) Em sala de aula, problematize aspectos do período medieval, escolha um tema específico para os alunos pesquisarem como ele se apresenta nos livros didáticos. Oriente os alunos para buscarem dois livros didáticos: um mais "antigo" e outro mais "recente". Desse modo, provavelmente, será possível trabalhar com as reorientações conceituais presentes e ainda os juízos de valores presentes em alguns materiais que descrevem esse contexto histórico como desprovido de desenvolvimento, atrasado, etc.
Observação: um aspecto interessante para análise são os avanços na agricultura, por meio do desenvolvimento das técnicas, como o uso do sistema de rotação trienal, a utilização do arado, novas formas de adubação, etc.
3) Oriente os alunos que efetuem a leitura dos dois materiais e criem um quadro comparativo, no qual escolham expressões usadas para tratar do referido tema. Peça que façam esse quadro em uma cartolina (qualquer tipo de material que possa ser visualizado por todo o grupo - média de 5 alunos).
4) Agora é importante que as análises das equipes sejam socializadas. Peça que o grupo escolha dois representantes, um deles deve apresentar uma síntese sobre o historiador ou historiadores responsáveis pelo material didático e ainda a época em que o livro foi escrito. Nesse momento, é fundamental serem efetuadas intervenções demonstrando o quanto a época da produção do material didático é relevante para sua análise. Essa demonstração fará com que não haja um certo "maniqueísmo" nas análises dos livros, um aparecendo como "ideal" e outro como material "ruim".
5) Já o segundo representante deve apresentar o cartaz produzido para a sala chamando atenção para as principais semelhanças e diferenças entre os dois livros didáticos. Sensibilize a turma para participar, comparando os materiais que analisaram mesmo que isto antecipe parte de sua apresentação. 6) Depois de todas as apresentações faça uma retomada do que foi discutido e se necessário for faça algumas "correções" conceituais.
Atividades
1) Formule uma série de questões referentes ao conteúdo, aos conceitos e ao tratamento dos documentos em história. Cada uma delas deve ter no mínimo três alternativas e ainda uma pequena justificativa/explicação da resposta que deve ser escolhida.
2) Divida a sala em duas grandes equipes e desenvolva uma espécie de gincana com os conteúdos trabalhados durante os estudos do período medieval e também quanto aos conceitos desenvolvidos durante seu estudo.
Observação: Antes de iniciar o jogo, defina com o grupo as regras e qual seria a premiação da equipe vencedora, deixe que o grupo se coloque em relação a isso porque, dessa maneira, estabelecem o que acreditam ser prioridade.
Sugestões
Se o tempo para o desenvolvimento do trabalho for escasso faça uma pré-seleção dos livros na biblioteca da escola. Assim ficará mais fácil o acompanhamento dos textos cuja a análise foi efetuada por esta ou aquela equipe.
Érica Alves da Silva é historiadora.

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