Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CONTRATO DIDÁTICO: FLUMINENSE DE ÉDEN - 3º ANO

COLÉGIO FLUMINENSE DE ÉDEN
CONTRATO DIDÁTICO 3º ANO - 2009
DISCIPLINA: HISTÓRIA.


CONTEÚDO GERAL

UNIDADE I
O MUNDO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
UNIDADE II
O BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
UNIDADE III
O MUNDO CONTEMPORÂNEO
UNIDADE IV
O BRASIL CONTEMPORÂNEO

1. OBJETIVOS E HABILIADES A SEREM DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ANO
Pretende-se que os alunos, de acordo com as competências exigidas pelo Enem,
# Aprendam a ler e interpretar textos de linguagem verbal, visual e enunciados:
# Identificando e selecionando informações centrais e periféricas.
#Inferindo informações, temas, assuntos, contextos.
#Justificando a adequação da interpretação.
#Compreendendo os elementos implícitos de construção do texto, como organização, estrutura, intencionalidade, assunto e tema.
# Comparando os códigos e linguagens entre si, reelaborando, transformando e reescrevendo;
# Selecionando, organizando, relacionando, interpretando dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
# Relacionando informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
# Recorram aos conhecimentos históricos para elaboração de proposta de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
2. CONTEÚDO
3. OBJETIVOS
4. ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS
5. RECURSSOS

Obs. Os itens acima encontram-se no Plano de Curso.

6. AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em função de alguns critérios
* Refletir sobre os temas propostos;
* Problematizar e argumentar;
* Participar continuamente na construção do conhecimento;
* Entregar as atividades propostas nos dias solicitados (só serão aceitas após a data com justificativa médica);
* Participar dos trabalhos em grupos, visando a socialização do conhecimento e a sua própria sociabilização;
* Fazer o registro sistemático das aulas em seu caderno;
* Realizar as tarefas propostas

6.1 TIPOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações poderão ser composta de:
 Prova bimestral – obrigatória e marcada pela coordenação.
 Avaliações feitas via internt via bolg ou quiz.
Trabalhos individuais e/ou grupos e que poderão ser realizadas ora em classe, ora como atividade extra-classe e que serão composta de:
a- Uma pesquisa orientada;
b- Uma análise de documento histórico;
c- Uma análise de um filme, música, fontes iconográfica etc.
d- Teste.
e- Relatório/registro das anotações de aula e atividades de sistematização propostas durante a exposição dos temas a serem desenvolvidos com os alunos.

A nota do bimestre será composta pelo somatório de três avaliações – trabalhos e/ou avaliações escritas – a partir dos conteúdos e habilidades desenvolvidas através das produções em sala e em casa. (de acordo com o peso de cada avaliação).

7. RECUPERAÇÃO

(Dependendo das diretrizes da coordenação)
A recuperação será contínua ao longo do bimestre, com exercícios individuais de recuperação paralela que reforcem o aprendizado dos conteúdos que não foram plenamente assimilados. para aqueles alunos que não conseguiram alcançar a média em uma da avaliações, a saber: trabalho ou teste.

Nenhum comentário: