Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Atividades (Tema: Renascimento)


Renascimento
1. (FGV-SP) Renascença é a denominação tradicionalmente atribuída às mudanças de caráter cultural, principalmente, ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. E são expressões maiores dessa época nos campos da arte e da ciência os trabalhos de:
a) Georg Wilhelm Hegel, Auguste Rodin e Isaac Newton.
b) Immanuel Kant, René Descartes e Antoine Lavoisier.
c) John Stuart Mill, Ludwig von Beethoven e Galileu Galilei.
d) Auguste Comte, Richard Wagner e Charles Darwin.
e) William Shakespeare, Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico.

2. (FMTM-MG) Uma das características das obras do Renascimento italiano está no fato de:
a) abordarem temas de intensa religiosidade, perdendo, assim, sua feição leiga.
b) procurarem valorizar o homem, medindo tudo em sua função – o antropocentrismo.
c) tentarem evitar a abordagem de qualquer tema que demonstrasse influência grega.
d) evitarem o envolvimento com temas políticos, como foi o caso de Maquiavel.
e) defenderem a continuidade do uso exclusivo do latim como língua de expressão da intelectualidade.

3. (Cescem-SP) "Seu herói mais conhecido é um homem modesto que, através de leituras desordenadas, acabou por convencer-se de que era um cavaleiro heróico que deveria partir pelo mundo a fim de realizar os mais elevados ideais de justiça e amor. Embora apresentado sob forma humorística, esse herói é hoje visto como um símbolo dos que, apesar de todas as adversidades, continuam a lutar por um mundo melhor e mais justo.”
O escritor que criou esse herói foi:
a) Dante.
b) Camões.
c) Shakespeare.
d) Tasso.
e) Cervantes.

4. (Fuvest-SP) Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval;
b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade;
c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos;
d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos;
e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval.

5. (Cesgranrio) A Revolução Científica, ocorrida na Europa moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:
a) acentuar o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência experimental;
b) reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento;
c) comprovar a tese de um Universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja medieval ;
d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as idéias racionalistas;
e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católico-medievais.

6. (UFCE) Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características:
(1) Inspiração crítica nos valores e ideais da Antiguidade Clássica.
(2) Defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das “humanidades”.
(4) Descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
(8) Interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo.
(16) Valorização dos ideais místicos e geocêntricos da “Idade das Trevas”.

Dê como resposta a soma dos itens corretas. (_)

7. (UFMG) “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais." (William Shakespeare. Hamlet.)

O valor renascentista expresso nesse texto é o:
a) antropomorfismo;
b) hedonismo;
c) humanismo;
d) individualismo;
e) racionalismo.

8. (UECE) A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do Humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade;
b) defendiam os valores da Igreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais;
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos;
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários.

9. (Enem) “[...] Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. [...] Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (N. Copérnico. De Revolutionibus orbium caelestium.)

“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (Leonardo da Vinci. Camets.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípio bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

10. “Eu sustento que a única finalidade da ciência está em aliviar a canseira da existência humana. E se os cientistas, intimados pela prepotência dos poderosos, acham que basta amontoar saber, por amor ao saber, a ciência pode ser transformada em aleijão, e as suas novas máquinas serão novas aflições, nada mais.” (Galileu Galilei)

Defina o movimento artístico, científico e cultural ao qual a figura de Galileu se vincula historicamente.


Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o blog, mas seria muito bom se tivesse gabarito pois sou professora e tenho que ter as respostas confirmadas, mas mesmo assim adorei os exercicios.