Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Escravidão negra. "Eis a questão!"

"EIS A QUESTÃO!!"

O QUE É PARA FAZER
1 - OBSERVAR atentamente as GRAVURAS nº 1 e 2: elas mostram situações específicas do negro e do índio na época do Brasil - colônia.
2 - LER com cuidado a BREVE NOTÍCIA que está no verso de cada gravura: ela diz algum coisa sobre o autor da mesma, sobre a obra de que foi retirada, sobre a época a que se refere etc.
3 - RESPONDER com muita atenção ao QUESTIONÁRIO nº 1 que vem após as gravuras: ele permitirá a você relembrar um pouco do que já sabe sobre a condição do negro e do índio no Brasil-Colônia.
5 – MEDITAR e ESCREVER UM PEQUENO TEXTO sobre a QUESTÃO-GERADORA da controvérsia que você vai estudar.


Imagem 1. Aldeia de tapuios. Rujendas.

BREVE NOTICIA
O autor
: (1802-1858) Pintor alemão, veio ao Brasil em duas ocasiões: em 1825, como integrante da expedição cientifica de Langsdorff, naturalista russo, tendo percorrido o interior do Brasil; e em 1846, quando permaneceu no Rio de Janeiro e Pernambuco. Viajou também pela Itália e outros países da América do Sul. Faleceu na Alemanha, deixando, além desta obra, mais de 3 mil desenhos e esboços de suas impressões
de viagens.
A obra: A Viagem pitoresca através do Brasil foi publicada primeiramente em Paris, em 1827. O Autor reuniu os escritos, desenhos, aquarelas e quadros a óleo feitos em sua primeira viagem, um testemunho muito rico das condições do Brasil de então, a paisagem, os costumes rurais e urbanos, a atividade econômica, os tipos sociais. Destavam-se as cenas da vida cotidiana, os costumes dos índios e as situações desumanas da escravidão.
A época: Trata-se do fim do Primeiro Reinado, quando o país iniciava sua fase independente e a sociedade permanecia ainda rural e mais intensamente escravista, apesar de aumentarem as ligações com a Europa e o mundo ocidental.
A gravura: Reproduz uma cena da vida rural, pondo em relevo um grupo de índios já quase civilizados, sob orientação de um missionário. E bom exemploda imagem romântica que os europeus faziam do Brasil: a atração pelanatureza tropical e a visão idealista do índio como um "bom selvagem" que leva uma vida pacata no meio da natureza.


Imagem 2. Castigo público na praça de Santana. Rugendas.

BREVE NOTICIA
O Autor: (1802-1858) Pintor alemão, veio ao Brasil em duas ocasiões: em 1825, como integrante da expedição científica de Langsdorff, naturalista russo, tendo percorrido o interior do Brasil; e em 1846, quando permaneceu no Rio de Janeiro e Pernambuco. Viajou também pela Itália e outros países da América do Sul. Faleceu na Alemanha, deixando, além desta obra, mais de 3 mil desenhos e esboços de suas impressões de viagens.
A Obra: A Viagem pitoresca através do Brasil foi publicada primeiramente em Paris, em 1827. O Autor reuniu os escritos, desenhos, aquarelas e quadros a óleo feitos em sua primeira viagem, um testemunho muito rico das condições do Brasil de então, a paisagem, os costumes rurais e urbanos, a atividade econômica, os tipos sociais. Destacam-se as cenas da vida cotidiana, os costumes dos índios e as situações desumanas da
escravidão.
A Época: Trata-se do fim do Primeiro Reinado, quando o país iniciava sua fase independentee a sociedade permanecia ainda rural e mais intensamente escravista, apesar de aumentarem as ligações com a Europa e o mundoocidental.
A Gravura: Retrata com realismo uma cena da vida urbana relativa à escravidão,que tanto chocava os europeus que viajavam pelo Brasil. A violência do castigo forma um contraste com a indiferença dos demais que simplesmente assistem ao espetáculo. De todos os quadros que Rugendas desenhou sobre a escravidão, é neste que mais revelou sua revolta e indignação
QUESTIONÁRIO nº 1
1 — Como descrever as diferenças entre a situação do negro e do índio tal como foi retratada nas GRAVURAS nº 1 e 2?
2 — Por que motivo o negro está sendo castigado? Você observa a mesma situaçãocom o índio?
3 — Além de índios e negros, você nota a presença nessas gravuras de outros elementos? Quais são eles em cada gravura e o que estão fazendo?
4 - A partir dessas observações, você acha que só o negro foi escravizado
"QUESTÃO-GERADORA"
POR QUE FOI INTRODUZIDA A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL-COLÔNIA?

Nenhum comentário: