Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Revista: Careta


"Careta foi uma revista humorística brasileira que circulou de 1908 a 1960. Periódico de excelente padrão gráfico e editorial foi fundado por Jorge Schmidt e tiveram entre seus colaboradores alguns dos melhores chargistas do país, como Raul e J. Carlos (diretor e ilustrador exclusivo da revista até 1921)".
Fonte: Wikipédia.
A Biblioteca Nacional digitalizou todos os números da revista Careta. Transformando-se assim em uma excelente fonte de consulta de fontes primárias para nós professores, além de uma quase inesgotável fonte de análise da "realidade" política brasileira no período e também para a elaboração de uma série de atividades para e com nossos alunos.
Para acessar o anuário (1908-1960) é só clicar no link (abaixo) e depois escolher o ano e o número.
Abaixo temos um exemplo que pode ser utilizado como atividade em sala de aula, principalmente
os temas: Curral eleitoral, voto de cabresto.
Na imagem seguinte temos o editorial da Revista Careta do dia 16 de novembro de 1929 sobre a participação das mulheres na vida política. Uma excelente oportunidade para trabalhar às questões de gênero e também sobre preconceito. Observe a parte final do editorial, mas politicamente incorreto que isso impossível.
“Em alguns annos, talvez na próxima legislatura apparecerá uma nova bancada: a Bancada Hermaphrodita, para se oppor á dos Assexuados” Escrita da época.


Para ampliar as imagens é só clicar nas mesmas.

Nenhum comentário: