Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Interdisciplinaridade

Era uma vez um prefeito que recebeu boa verba para instalar uma biblioteca pública. O prefeito pede ao secretário de educação e cultura que coordene a elaboração das listas de livros. Para bibliotecário, ele nomeia um senhor conhecido na cidade como pessoa muito organizada e controladora.
O bibliotecário assume e, logo em seguida, chegam as prateleiras. Dias depois, começam a chegar os livros, que são meticulosamente arrumados. Há poucos dias da inauguração, o prefeito, acompanhado do secretariado, vai visitar a biblioteca.
Ao entrar, todos ficam estarrecidos. O que se via era uma confusão danada de livros misturados pelas prateleiras. Três livros de Biologia, seguido de meia dúzia de romances, depois, três ou quatro livros didáticos de História. Tudo isso seguido de uma enciclopédia. Depois desta, livros de Geografia, mais romances, um livro de gramática...
O prefeito e os secretários se entreolhavam sem saber o que dizer. Foi o secretario de educação quem tomou iniciativa, olhando nos olhos do bibliotecário.
- Homem, você enlouqueceu?
- Claro que não, senhor secretário.
O secretário procurava manter a calma.
- Então, o que significa essa bagunça que você fez com os livros? Tem todo tipo de livro misturado nas prateleiras.
O bibliotecário, com cara de espanto.
- Ah! Não pensei nisso.
- E no que você pensou? Disseram todos, em uníssono.
O bibliotecário assume tom professoral, e dispara.
- Bem, esta biblioteca está perfeitamente organizada segundo a ordem de chegada dos livros que
recebemos. Naquela extremidade inferior esquerda encontra-se o primeiro livro que entrou nesta biblioteca. Ao lado dele o segundo, depois o terceiro, o quarto e assim por diante. Nada, repito, nada, encontra-se fora do lugar.
Essa é uma história inventada.
É bastante absurda, não acham? No entanto, um adolescente que está cursando o 1º ano do ensino médio chega na escola às 7:20 h e tem duas aulas de Matemática, seguidas de uma aula de Geografia e outra de Inglês. Após 20 minutos de intervalo, ele tem uma aula de Química e outra de Biologia. No dia seguinte, a primeira aula é de Língua Portuguesa, a segunda de História...
O que a escola oferece a esse aluno é aquela biblioteca, que ele, quando chega a ter condições, procura entender como foi montada e como pode ser reordenada. Na grande maioria dos casos, os alunos têm que descobrir por conta própria o que houve com a biblioteca. E haja memória para por tudo em ordem. Para superar essa estranha situação em que a escola de educação básica se encontra, por conta de uma organização curricular que hipertrofia a compartimentação do saber, precisamos pensar, entre outros desafios, na construção de propostas didáticas pluridisciplinares e interdisciplinares.
A abordagem interdisciplinar é um dos caminhos que pode levar a um ensino que proporcione
aprendizagens cada vez mais significativas aos nossos alunos. Aprendizagens nas quais os conteúdos disciplinares são organizados de modo a proporcionar aos alunos “as capacidades que lhes permitam responder aos problemas reais em todos os âmbitos de desenvolvimento pessoal, sejam sociais, emocionais ou profissionais”.

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