Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Propostas para educação.

Enem 2009:
Candidatos a governador discutem propostas para educação no Estado
POR ANGÉLICA PAULO
Rio - A divulgação do resultado do Enem 2009, no último fim de semana, mostrou que a Educação no estado do Rio, principalmente nas escolas estaduais, é um verdadeiro desafio para as autoridades. Afinal, das 50
melhores escolas da cidade do Rio, 41 instituições são privadas, oito são federais e apenas uma é estadual. O quadro apresenta um verdadeiro desafio para os candidatos a governador, que precisam, mais do que nunca, apresentar soluções concretas para reverter este quadro.
O atual governador e candidato à reeleição, Sergio Cabral, afirma que transformar a educação é um desafio que não se resolve em curto prazo. Entre as políticas já adotadas pelo governo do Estado, estão a municipalização de escolas, a realização de concursos públicos, política de reajuste salarial, além de investimento na formação do corpo docente. Para Cabral, a adoção de laptops em sala de aula, nas escolas estaduais, teem ajudado os professores a aprofundar seus
conhecimentos e ensinar ainda melhor aos alunos.
"Em um segundo mandato, estabeleceremos um programa de metas para a educação. Já começamos a desenvolver esse trabalho com o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Não há mágica para mudar essa área tão importante que é a educação. É preciso fazer o dever de casa. Implementar ações de médio e longo prazos, consistentes, que vão desde a valorização dos profissionais e investimento na rede ao estímulo de professores e alunos."
Para o candidato Fernando Gabeira, a política de adoção de laptops para professores se mostrou ineficaz. Segundo ele, o melhor caminho para reverter o atual quadro da educação estadual é investir an formação dos professores, melhorando a qualidade das aulas. Gabeira também estuda uma possível mudança no curriculo escolar do ensino médio no Rio, com a inclusão de matérias optativas, como é adotado por escolas no exterior.
"É preciso, também, estabelecer um vínculo com as famílias dos alunos, aproveitar a energia dos familiares durante o aprendizado.", explicou.
Se eleito, o candidato do PSOL, Jefferson Moura, pretende retomar os
projetos educacionais de Aníso Teixeira e Darcy Ribeiro. Moura também defende a redução do número de alunos por sala de aula e ampliação da rede, com reformas das escolas existentes e construção de novas unidades, visando uma estruturação que comporte biblioteca, sala de informática e quadra poliesportiva. Melhorar a qualidade de ensino requer, segundo o candidato, melhores condições de trabalho para professores.
"Vamos adotar um plano de carreira unificado (professores e funcionários administrativos) que incentive a permanência na profissão e a formação continuada, e a realização de concurso para professores e auxiliares de ensino.", promote.
Cyro Garcia, candidato ao governo do Estado pelo PSTU, afirma que é necessário investir em reajustes salariais para os professores: "É preciso garantir um piso salarial de 5 salários mínimos do Dieese para professores e 3,5 para funcionários." Segundo ele, o Exame Nacional do Ensino Médio segue a mesa lógica de exclusão do vestibular e cita países vizinhos como bons exemplos no campo educacional. "Argentina e Uruguai permitem o acesso direto do estudante, sem o vestibular. Isso só é possível com investimento em educação e valorização do profissional da area.", finaliza.

Nenhum comentário: