Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 11 de julho de 2010

Gabarito - Estudo Dirigido - 8ª Série


Correção das atividades em sala de aula.



1) Cite duas consequências da Primeira Guerra Mundial.
De credores os países europeus passaram a devedores, tendo o EUA como o principal credor, que se tornou a principal potência mundial.
O fim de diversos impérios como: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Russo e o surgimento de vários países – Tchecoslováquia, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.
A substituição do II Reich pela República de Weimar.
A Alemanha foi considerada a responsável pela guerra, sendo assim, ela foi a grande perdedora, já que sofreu inúmeras sanções.

2) Uma solução encontrada para enfraquecer os Impérios Centrais.
Os aliados procuraram defender a autonomia das minorias nacionais que estavam sob o controle dos grandes impérios.
3) Cite três novas nações que surgiram após a Primeira Grande Guerra.
Tchecoslováquia, Iugoslávia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.

4) Cite dois fatores para os EUA terem se tornado uma potência mundial após o fim da guerra.
A necessidade de fornecer produtos para a Europa levou os EUA a aumentar a sua produção industrial. Os EUA substituíram os países europeus no fornecimento de produtos na Ásia e América Latina.
A transferência do centro das finanças para a terra do Tio San.

5) Cite alguns dos hábitos das classes médias americanas durante os anos vinte.
A música preferida era o charleston e o jazz, a indústria cinematográfica passa a influenciar multidões, o rádio era o principal meio de comunicação de massas, o passei de automóvel era uma prática comum párea as pessoas de classe média.

6) Quais foram as condições do Tratado de Versalhes.
O Tratado de Versalhes impôs a Alemanha duras condições de paz, vejamos algumas delas: Pagamento de indenização em dinheiro aos países da Tríplice Entente;
A entrega de máquinas, minérios, equipamentos de suas colônias para a Inglaterra;
A obrigação de reconhecer a independência da Polônia além de ceder uma estreita faixa de terra para esse país que dava acesso ao mar Báltico;
A devolução da Alsácia e Lorena a França.

7) Qual a relação entre o surrealismo e a psicanálise?
A utilização da ideia de um inconsciente, que para Freud considerado o pai da psicanálise, movia as pessoas, nas obras dos pintores surrealistas.
Gabarito:
1) Era o avanço sobre os inimigos utilizando, as forças de infantaria apoiadas na velocidade das forças blindadas, dos tanques e dos aviões.
Os aviões começavam o bombardeio; a seguir, os tanques abriam caminho para a infantaria, que ocupava o território rapidamente.
2) Operação Barbarossa (em alemão: Unternehmen Barbarossa) foi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com o Pacto Ribbentrop-Molotov (ou tratado de não-agressão) acordado entre os dois Estados menos de dois anos antes.
3) Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1918) da Primeira Guerra Mundial. Recebeu esse nome pois os exércitos do lado ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras que eles mesmo cavavam.

4) Ideologia racista de Hitler e dos nazistas. A relação do racismo nazista com a "teoria do espaço vital", ou seja, com o projeto de ampliação territorial e política?

Conferência
Local
Ano
Resoluções
Teerã
Irã
1943
* Desembarque e a ocupação da e a França (1944) e a retomada do continente.
Yalta
Ucrânia
Fev. 1945
*Controle político da Alemanha;
* A definição de fronteiras;
* A partilha da Alemanha;
* Ocorrência de leições livres.
Potsdam
Alemanha
Jul.
1945
* O desarmamento e a desmilitarização da Alemanha;
* O Julgamento dos criminosos de Guerra;
* O impedimento da existência de um governo alemão;
* A divisão da Alemanha;
O pagamento de idenização e reparações à URSS e à Polônia.
* Outras Conferências.
Conferência de Casablanca - 14 a 24 de Janeiro de 1943
Conferência do Cairo - 22 a 26 de Novembro de 1943
Conferência do Cairo foi uma reunião ocorrida nos finais da
Segunda Guerra Mundial entre Roosevelt, Churchill e Chiang Kai-Chek onde decidiram o destino do império japonês.
Foi decidido que todos os territórios tomados da
China pelo Japão, com exceção da Coréia, seriam devolvidos à China.O Japão,ainda,perderia todas as ilhas do pacífico e territórios ocupados desde 1914

5) Assegurrar a paz e a cooperação internacional para a manutenção da segurança mundial.

6) a – Tchecoslováquia, Iugoslávia (Croácia e Bósnia se uniram à Sérvia) e à Hungria.
b – Finlândia e as Repúblicas bálticas da Lituânia, Letônia e Estônia.
c – Polônia.
ESTUDO DIRIGIDO - REVISÂO
1) Sobre a Primeira Guerra Mundial, analise e corrija se necessário às afirmativas abaixo:
I) A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, e a consequente busca por novos mercados consumidores
não geraram tensões imperialistas entre as potências européias.
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, e a consequente busca por novos mercados consumidores
geraram tensões imperialistas entre as potências européias.

II) O Pan-germanismo e o Pan-eslavismo gerado pelas disputas de territórios, na África e na Ásia, desencadeou atritos diplomáticos entre as nações industriais européias.
O Neocolonialismo gerado pelas disputas de territórios, na África e na Ásia, desencadeou atritos diplomáticos entre as nações industriais européias.

III) A política de acordos e de alianças, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, geraram rivalidades entre as nações européias, as quais foram decisivas para a eclosão do conflito.
Frase correta
IV) A Rússia, mesmo envolvida com a Revolução Bolchevique, permaneceu na guerra até o final, sendo derrotada pelos Estados Unidos.
A Rússia, envolvida com a Revolução Bolchevique, saiu da guerra, assinando um tratado de paz em separado com a Alemanha..

2) A organização da Olimpíada de 1900 em Paris também enfrentou diversas dificuldades geradas pelo nacionalismo. Coubertin viajava de um lado para outro, empenhado em resolver crises criadas pela rivalidade entre as nações. As sequelas da guerra franco-prussiana, na década de 1870, mantinham tensas as relações entre a Alemanha e a França. A França perdera nessa guerra as regiões da Alsácia e Lorena, riquíssimas em minério. O clima de hostilidade acompanhava atletas e torcedores em Paris. Uma partida de rugby entre França e Alemanha exigiu a intervenção enérgica da polícia para controlar a torcida. No final os torcedores aplaudiram os vencedores, franceses, e os vencidos, alemães.
Qual a relação entre a perda da região da Alsácia e Lorena pela França, na Guerra Franco Prussiana e a Primeira Guerra Mundial?
A perda da rica região da Alsácia e Lorena criou um sentimento de revanche nos franceses que deveriam se vingar e recuperar o seu território tomado! E o momento da vingança chegou, quando os alemães declararam guerra em agosto de 1914.

3) Ao final da Primeira Guerra Mundial, o Império austro-húngaro que dominava boa parte da Europa Central foi desmembrado, levando ao surgimento (ou
ressurgimento) de vários novos países, cujo território, parcial ou totalmente, foi formado com partes do antigo Império. Esse processo acabou favorecendo
forte instabilidade econômica, inclusive processos hiperinflacionários em:
a) Hungria, Polônia e Iugoslávia;
b) Áustria, Tchecoslováquia e Iugoslávia;
c) Romênia, Polônia e Tchecoslováquia;
d) Áustria, Hungria e Polônia;
e) Romênia, Áustria e Hungria.

4) Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha:
a) recuperou-se rapidamente em função da ajuda americana;
b) continuou um Império autoritário, governado pelos nazistas;
c) gozou de condições econômicas excepcionais sob o regime nazista, não tendo sofrido, como os outros países europeus, com a Grande Depressão;
d) viveu, no início dos anos trinta, um surto inflacionário;
e) sofreu em boa parte do período, problemas no seu Balanço de Pagamentos, que os economistas alemães atribuíam ao excessivo peso das reparações definidas pelo Tratado de Versailles.

5) Você consegue identificar o personagem ao lado? Se sim, quem é ele?
Capitão América
b) 2ª Guerra Mundial: Locado em um quartel, como um soldado comum, o personagem ao lado, se tornou o terror dos espiões do Eixo e quintas-colunas que agiam internamente para enfraquecer a nação. Em decorrência do ataque a Pearl Harbor, o nosso herói foi enviado para a guerra, dando início ao combate à tirania nas frentes de batalha.
Que país atacou a base de Pearl Habor? Japão
Quais as causas desse ataque? O não reconhecimento do domínio japonês no norte da China e uma série de sanções econômicas, ao Japão como o embargo às importações de petróleo.
Quais as consequências desse mesmo ataque? A entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: