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Súplica Cearense

quarta-feira, 17 de março de 2010

CNEC: Aula - 17/03/2010 (8ª Série)

Caros alunos do 9º Ano.
Iniciamos a aula de hoje com uma revisão do primeiro capítulo, mas fizemos essa revisão de forma diferente, através de um jogo. E através desse jogo trabalhamos os principais conceitos e objetivos tratados durante as nossas aulas anteriores.
No segundo momento analisamos de forma sucinta os principais pontos da aula anterior e a partir daí começamos um novo capítulo do nosso livro: Os primeiros anos da República no Brasil. Nesse capítulo será analisado, uma série de acontecimentos relacionados, não só ao processo de formação da República Brasileira e as mudanças e permanências em relação ao período imperial, como também os diversos movimentos de contestação a esse novo modelo político.
Para darmos inicio ao assunto analisamos algumas ideias desenvolvidas na Europa e que influenciaram aqueles que nos legaram uma nova forma de governo, a República, mesmo que essa não fosse “... a República dos nossos sonhos”
Nesse tópico as ideias analisadas foram:
► O Positivismo do francês Augusto Comte;
► O Darwinismo Social do inglês Herbert Spencer.
Ao analisarmos essas duas ideias voltamos ao pensamento darwinista de evolução e seleção natural e com isso vimos as suas influências na organização da sociedade pós-industrial e as suas relações com a proclamação da República Brasileira.
Trabalhamos também os primeiros anos da República Brasileira, mais especificamente a: República da Espada, que recebeu esse nome devido aos nossos dois primeiro presidentes pertencerem as Forças Armadas.
São eles:
☼ Deodoro da Fonseca;
☼ Floriano Peixoto.
No governo do Marechal Deodoro, destacamos dois aspectos importantes, um no plano econômico e outro no plano político. No primeiro analisamos o encilhamento, suas causas e consequências e no segundo aspecto analisamos a primeira Constituição Republicana do Brasil.
No governo do Floriano Peixoto, analisamos a Revolta da Armada e a Revolta ou Revolução Federalista.
Para terminarmos foram passados quatro (4) exercícios para a aula 10, 11, 12 e 17. A correção das atividades de aula encontram-se abaixo.
10. (a)
11. (c)
12. (d)
17. O projeto delineado por Rui Barbosa, o então ministro da economia, recebeu o nome de
Encilhamento. Nesse período, houve uma grande emissão de papel moeda, a fim de incentivar a industrialização no Brasil. No entanto, muitas empresas-fantasma e boicotes desencadearam uma crise sem precedentes na economia. A inflação e a dívida externa cresceram, levando ao fim o Encilhamento
.
►Para casa as atividades foram:
Exercícios 2 e 3 da página 28;
Obs. No exercício 3 foi pedido que se privilegiasse os seguintes tópicos:
Exportação;
Juros elevados;
Carga tributária elevada.
Exercícios 16 e 19 das páginas 45 e 46.

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