Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sábado, 13 de março de 2010

CNEC: Aula - 10/03/2010 (8ª Série)

Fazenda Ibicaba no século XIX



No início do nosso encontro (aula do dia 10 de março) elaboramos no quadro uma síntese dos assuntos trabalhados na aula anterior.
► A construção da identidade nacional e a vitória de uma determinada visão de nação em que o índio foi idealizado como herói nacional;
► O surgimento de novos grupos sociais;
► Realismo;
► Poesia engajada;
► Revolução industrial ► problemas:
× Urbanização descontrolada;
× Problemas de saneamento;
× As condições de vida do proletariado;
× Baixos salários.
Após essa síntese passamos a trabalhar com o assunto principal da nossa aula com o objetivo de analisar os fatores externos para a vinda dos imigrantes (os fatores internos foram analisados nas aulas anteriores) e as transformações ocorridas com o estabelecimento desses novos grupos no território brasileiro.
Ao analisarmos o processo de imigração, relembramos os fatores internos e algumas soluções encontradas pelos fazendeiros, principalmente os do Oeste Paulista, antes mesmo da promulgação da Lei Eusébio de Queiros.
Vejamos algumas dessas soluções:
* 1947 – Senador Vergueiro contrata imigrantes europeus através do Sistema de Parcerias;

O tratamento aos colonos na fazenda do Senador Vergueiro
O diplomata suíço J.J. Von Tschuidi indignara-se na década de 1860 com a forma pela qual eram tratados os colonos nas fazendas de Vergueiro:
“Fez assim da fazenda um Estado dentro do próprio Estado, recorrendo, entretanto, ao poder público, quando se sentia incapaz de resistir eficazmente às ameaças, como aconteceu na ocasião da revolta do ano de 1857. Vergueiro chegou ao cúmulo de mandar imprimir moeda papel em forma de notas de banco, para com tal moeda pagar colonos. Tenho em mãos a nota nº 836, no valor de 1 mil-réis. Mas Vergueiro fez também imprimir notas de 2 e de 5 mil-réis. Fazia por este meio circular dinheiro que de fato não possuía, resgatando-o quando lhe entrava algum numerário. Mas os colonos eram obrigados a pagar-lhe juros sobre este dinheiro fictício!”
Abaixo temos um trecho de um livro escrito por um imigrante suíço que veio trabalhar na Fazenda Ibicaba, do senador Vergueiro, e se tornou o líder da revolta de 1856 contra os maus tratos sofridos pelos colonos.
“Eu próprio fui vítima, em dado momento, da febre de emigrar. Por longo tempo cogitei, mas sem resultado, em dirigir-me aos Estados Unidos. Por fim certas circunstâncias vieram facilitar uma colocação na colônia da província brasileira de São Paulo. Em companhia de numerosos outros emigrantes embarquei na primavera de 1855 para essa terra, mas não tardei em chegar a convicções de que tantos outros arrancaram aqueles lamentos ‘Desta vez estou perdido!’ O mais triste é quando se chega a descobrir isso, quando percebemos que uma nova escravidão nos submergiu e que essa escravidão é mais difícil de escapar-se do que à tradicional, que de há longa data jungiu os negros africanos. À medida que essa conclusão se formava em meu espírito, crescia também em mim o desejo de me socorrer e aos meus pobres companheiros”.
A seguir reproduzo o comentário da Princesa Isabel em visita, no dia 17 de novembro, a Fazenda Ibicaba em 1884:
"a terra aqui, é tão boa para o café, chamada de terra roxa. É excelente para plantações, mas terrível para os entes humanos. O colarinho, que se põe de manhã limpo, à noite está amarelo, se não chove. Se chove, tudo escorrega e gruda nos pés e nas rodas dos carros. A Fazenda Ibicaba tem muita nomeada e merecida. Dona Maria Umbelina Vergueiro foi quem nos recebeu, É muito agradável e dizem ter sido linda. O marido, infelizmente, não pode se achar aí nestes dias ...."
Fonte: http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?texto.aspx?idContent=4529&idContentSection=709
* 1950 – Lei Eusébio de Queiros;
* 1950 – Lei de terras;
► Tráfico Interno (Escravos que vinham dos decadentes engenhos nordestinos)
*1871 – Migração subvencionada;
► Colonato.
► Lei do Ventre Livre;
* 1885 – Lei do Sexagenário;
* 1888 – Lei Áurea.
Ao término da análise dos objetivos da aula, iniciamos a preparação de uma atividade em que após a leitura do capítulo do livro, os alunos elaboraram uma série de questões do tipo falso / verdadeiro para que na próxima aula possamos fazer uma revisão final do capítulo através de uma atividade lúdica.
Obs.: apenas os alunos que entregaram as atividades poderão participar do jogo, jogo esse que valerá como parte da avaliação do trimestre.

Para saber mais.
Site oficial da Fazenda Ibicaba: http://www.fazendaibicaba.com.br/principal.html
Desafio:
Estabeleça a relação entre a Lei Eusébio de Queirós e a Lei de Terras estabelecidas no processo da extinção do tráfico negreiro e no início da imigração européia.
Respostas nos comentários.
Não deixem de participar.

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