Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quarta-feira, 3 de março de 2010

CNEC: Aula - 03/03/2010 (8ª Série)

Na aula de hoje analisamos em um primeiro momento as transformações ocorridas com a vinda da Família Real Portuguesa e a construção de uma identidade nacional após o 7 de setembro e utilizamos como elemento norteador para o debate: O que é ser brasileiro hoje?, o que nos diferencia das outras nacionalidades?. Vimos também que a busca por uma “identidade" brasileira se relaciona com as tradições, com a religião, com a cultura e com a natureza e que esses foram os meios para a criação de uma identidade ideal, que se materializou no índio heróico e em uma natureza paradisíaca e que tudo isso foi elaborado anteriormente e externamente com o Romantismo.
Ainda nesse primeiro momento, discutimos porque o negro e o branco não se tornaram heróis da nação brasileira, através de um texto de Willian R. Cereja e Thereza C. Magalhães, extraído do livro Literatura Brasileira logo após fizemos uma atividade sobre a questão e que foi completada com uma análise dos diversos grupos sociais que compunham a sociedade brasileira no final do século XIX.
Fechamos a aula com uma rápida análise da poesia engajada e a sua contemporânea: a música engajada elaboramos também uma linha do tempo relacionada ao Período Imperial brasileiro e realizamos uma série de exercícios do final do capítulo – 11, 12, 14 e 15 e para casa, além dos trabalhos, ficaram os exercícios 17, 18, 21, 24, 25, 26 e 27.
Para isso foi pedido o trabalho onde os alunos deveriam ouvir uma série de músicas para relacioná-la com as características da poesia engajada, que seria "aquela que é escrita em prol de uma causa política ou ideológica, procurando conscientizar a população e despertar a contestação” Sistema de Ensino CNEC, p. 14. E cuja data para entrega é 24/03. Outro trabalho, esse em grupo, para a mesma data é a atividade 6 da página 10 do seu livro didático.
As letras e músicas são:
Veraneio Vascaína
Para não dizer que não falei de flores
http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/64460/
A carne
500 Anos
Colégio Público
Os conceitos trabalhados na aula foram:
* Identidade;
* Realismo;
* Revolução Industrial;
* Doutrinas Sociais.

Temas importantes:
* Lei Eusébio de Queiroz;
* Lei de Terras;
* As transformações da vida humana após a Revolução Industrial;
* As características e objetivos do Realismo;
* OS diversos grupos sociais.
Gabarito:
11 Letra C - V-F-V-V-F
12 Letra C - 22
14 Letra C - A abolição da escravatura foi concretizada em 1888, com a Lei Áurea. No entanto, leis anteriores, como a Lei Eusébio de Queirós, a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários, melhoraram as condições de vida da maioria dos negros, tornando a abolição dispensável.
15 Letra E - 62

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