Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 8 de março de 2010

CNEC: Aula - 08/03/2010 (5ª Série)

A lenta evolução humana



Como vão queridos alunos?
No nosso primeiro encontro dessa semana voltamos ao assunto que estudamos na aula anterior, as explicações sobre a origem do ser humano, vimos que cada povo, tem uma explicação para a origem do homem. Vimos à explicação religiosa que prevaleceu até a segunda metade do século XIX, conhecida como Criacionismo – para maiores esclarecimentos conferir a seção Para saber mais das postagens anteriores (22/02/2010 e 1/03/2010) e a teoria – explicação abrangente e bem consolidada de algum aspecto do mundo natural, que pode incorporar fatos, leis, inferências e hipóteses passíveis de teste - Evolucionista elaborada por Charles Darwin e como ele explicou a evolução do homem.

Após essa breve síntese sobre a aula anterior, iniciamos uma conversa sobre a "Pré-História", a importância do dedo opositor para o desenvolvimento do ser-humano e os seus dois primeiros períodos - O Paleolítico (Antiga Idade da Pedra) ou Pedra Lascada e Neolítico (Nova Idade da Pedra) ou Pedra Polida, depois dessa conversa inicial elaborei no quadro um esquema-resumo sobre os dois períodos.
Abaixo encontra-se o esquema utilizado em sala e elaborado com mais detalhes.
Assunto: As sociedades coletoras (Paleolítico) e as primeiras sociedades produtoras (neolítico)
× Paleolítico
§ As primeiras conquistas do Homem.
I. O processo de hominização
Primatas (100000000 a.C) Hominídeos Australopithecus (6000000 a.C)
Homo erectus (1 800 000 a.C) Homo sapiens (150 000 a.C) Homo sapiens sapiens (80000 a.C)


II. Fabricação de Instrumentos
► Homo habilis
- Seixos partidos na extremidades.
► Homo erectus
- Raspadores, lanças.
► Homo sapiens
- Instrumentos mais perfeitos tendo como base lascas de pedras.
► Homo sapiens sapiens
- Raspadores, buris, lâminas, pontas de lança, arpões, furadores, propulsores.
III. Descoberta e utilização do fogo.
Os homens do período paleolítico conheciam o fogo e as suas utilidades mas não sabiam produzi-lo.
A utilização do fogo permitia:
♦ Produzir luz;
♦ Manter os animais afastados;
♦ Cozinhar alimentos;
♦ Endurecer as pontas das setas;
♦ Obter calor.
§ Os grandes caçadores
I. Atividades coletoras e a caça.
As mulheres colhiam: Frutos silvestres, tubérculos e vegetais.
Os homens caçavam: Bisões, mamutes, veados etc.

II. Alargamento da áreas habitadas.
Técnicas mais vançadas →mais caça → melhor alimentação → aumento da população → povoamento de outras regiões.
► Eram nômades;
► Utilizavam a linguagem oral;
► Divisão sexual do trabalho.
× Neolítico
Agricultores e pastores
10000 a.C → Mudanças climáticas → Subida da temperatura
→ Derretimento de geleiras em certas regiões
→ Determinadas regiões tornaram-se férteis (vale dos grandes rios)
I. Economia de produção e progresso técnicos
Regiões com bom clima e férteis (ex: Crescente Fértil) → Fixação dos homens (aldeamentos)
desenvolvimento da agricultura
desenvolvimento do pastoreio
Tecnicas Acumulação de excedentes
Economia de produção

→ A agricultura surgiu à cerca de 10.000 a.C
→ Domesticação de animais (mesmo período)
Desenvolvimento das técnicas
Polimento
Cestaria
Tecelagem
Cerâmica
II. Formação de aldeamentos

Agricultura e criação de gado → sedentarização (► aldeamentos) → melhoria da alimentação → aumento da produção
III. Cultos agrários
» Culto da deusa-mãe → da natureza
» Culto aos mortos
IV. Revolução Neolítica
╠ Agricultura;
╠ Sedentarização;
╠ Culto aos mortos;
╠ Aldeamentos;
╠ Diferença social;
╠ Divisão do trabalho
╠ Economia de produção;
╠ Aparecimento das técnicas
╠ Criação de excedentes
Após a elaboração do esquema-resumo no quadro demos início a uma tarefa bem lúdica, que foi encontrar (7) sete erros em um desenho em que o artista ao representar a vida cotidiana da sociedade paleolítica inseriu, provavelmente por não ter estudado, elementos do período Neolítico no seu desenho. Faça um comentário da atividade, dizendo se você gostou ou não.

Para a aqueles que terminaram a tarefa em sala e que encontraram todos os erros meus parabéns. ☺:) (Na próxima postagem publicarei o nome de vocês.)

☺ Para casa. Ficou combinado como atividades de casa a leitura das páginas 10,11,12,13,14 e 15 e a elaboração das atividades 9,10,12 e 26. → Na próxima aula faremos a correção dos exercícios e analisaremos a formação do Estado.

Dica: O Professor Michel em seu blog História Digital indica um excelente jogo sobre a Idade do Ferro, cujos objetivos são: "...fazer o jogador descobrir as habilidades necessárias para fazer fogo, assar pão, confeccionar roupas e sobreviver na Idade do Ferro." Para jogar é só acessar a página: http://www.historiadigital.org/2009/11/game-vida-na-idade-do-ferro.html

Nenhum comentário: