Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

domingo, 2 de agosto de 2009

Discurso Sobre a Servidão Voluntária em Quadrinho ou Banda Desenhada como dizem os portugueses.

Para se divertir... Mas sem esquecer de refletir.

Discurso Sobre a Servidão Voluntária em quadrinhos.
Étienne de La Boétie







Pormenorizando:
Título da bd: "Discurso Sobre a Servidão Voluntária"
Página de apresentação: ilustração de Ana Afonso
Autor das seis pranchas (desenho, cor e legendagem): Filipe Alves
Argumento e guião: Álvaro Áspera
Título da publicação: Aula Magna
Fonte:http://divulgandobd.blogspot.com/2009/03/banda-desenhada-portuguesa-em-revistas.html

Étienne de La Boétie (Sarlat, 1 de Novembro de 1530Germignan, 18 de Agosto de 1563) foi um humanista e filósofo francês, contemporâneo e amigo de Michel de Montaigne (este que em seu ensaio "Sobre a Amizade" faz uma homenagem a la Boétie).
Étienne, além de traduzir Xenofonte e Plutarco - lembrando que as traduções de obras clássicas greco-romanas eram comuns entre os studia humanitates - , também escreveu a sua obra mais famosa, intitulada "Discurso da Servidão Voluntária". Já no título aparece a contradição do termo servidão voluntária, pois, como se pode servir de forma voluntária, isto é, sacrificando a própria liberdade de espontânea vontade? Dentro desta temática, a obra essencialmente é um questionamento acerca das possíveis causas que levariam os povos a se submeterem à vontade de um tirano, o que se mostrará como uma grande interrogação e indignação à opressão. Uma espécie de hino à liberdade. Graças a suas reflexões profundas sobre a condição humana e a liberdade, La Boétie é considerado um precursor do pensamento anarquista.
Filósofo de tradição libertária, La Boétie escreveu a obra "O Discurso da Servidão Voluntária" no século XVI, depois da derrota do povo francês contra o exército e fiscais do rei, que estabeleceram um novo imposto sobre o sal. Na obra, o autor pergunta-se sobre a possibilidade de cidades inteiras submeterem-se a vontade de um só. De onde um só tira o poder para controlar todos?
Segundo o site as informações deste artigo não cita as suas fontes ou referências. Por isso, a página, foi marcada para revisão.

Nenhum comentário: