Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

1ª Olimpíada Nacional de História

Para os alunos que desejam participar da 1ª Olimpíada Nacional de História. Essa é a primeira parte da pré-seleção.
As respostas deverão ser enviadas por e-mail até o dia 25/08.
“As manchetes dos jornais do mundo estão cheias de palavras conhecidas: AlQaeda, Iraque, Kosovo, Ruanda, gulag, globalização e terrorismo. Elas lembram imagens instantâneas aos leitores, e essas imagens foram cri a das para nós por nossos líderes políticos e pelos comentaristas do cenário mundial. Para muitos, o mundo de hoje é uma luta entre as forças do bem e do mal. E todos nós de seja mos estar do lado do bem. Apesar de eventualmente debatermos a sabedoria de certas políticas para combater o mal, tendemos a não ter dúvidas de que é preciso combatê-lo e, com frequência, não temos nenhuma dúvida quanto a quem e o que o encarna”
(WALLERSTEIN, Immanuel. A política do universalismo hoje em dia. In: O universalismo europeu. A retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007, p.25).
“Immanuel Wallerstein destaca-se como um dos maiores críticos da globalização capita lista e da política internacional dos Estados Unidos, ao lado de intelectuais como Noam Chomsky e Pierre Bourdieu. Sustenta, com razão, que a história do sistema capitalista mundial moderno tem sido, em grande parte, a história da expansão dos povos e dos Estados europeus pelo restante do planeta, por meio da conquista militar, exploração econômica e injustiças em massa, sob o argumento de que tal expansão disseminou ou
dissemina ‘algo invariavelmente chama do de civilização, crescimento e desenvolvimento econômico ou progresso’”
(MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Apresentação. In: WALLERSTEIN, I. Op.cit.).
É bem sabido que o período pós-Segunda Guerra Mundial inaugura uma longa fase na qual se consolida a hegemonia dos Estados Unidos no concerto político e econômico internacional. As disputas que foram protagoniza das por este país e pela União Soviética (hoje extinta) foram responsáveis, em grande medida, por múltiplas situações de tensão político-militar nas décadas que se seguiram ao desfecho do maior conflito arma do internacional de que a história teve notícia. A desestruturação da União Soviética, a partir da segunda metade dos anos 1980, e, com ela, a perda de sentido da “bipolaridade” (EUA x URSS), tão presente durante o período da “Guerra Fria”, acarretou uma nova configuração das forças políticas, econômicas e militares a partir da última década do século XX. Para alguns intérpretes dos acontecimentos, estava decretado o “fim das ideologias”, e a oposição entre “capitalismo” e “socialismo”, que tanto as motivou para estes críticos, perdia completamente o sentido.

Tendo em vista este amplo cenário histórico da contemporaneidade, que se inicia em 1945 e se desenrola até os dias de hoje, e os seus conhecimentos sobre o período, responda às questões abaixo.
a) Cite e comente pelo menos duas diferentes maneiras pelas quais se manifestou o fenômeno da “Guerra Fria”.
b) Com a desestruturação do “Império Soviético” (URSS), no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990, quais foram os desdobramentos dessa cri se para a região do Leste Europeu, agora fragmentado? Como se organizaram os Estados pós-comunistas desde a última década do século XX?
c) Que argumentos podem ser apresentados para sustentar a idéia de que a hegemonia dos Estados Unidos sofre, hoje, uma crise sem precedentes? Cite dois sinais que ajudam a confirmar essa hipótese.

Nenhum comentário: